Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais políticas públicas associadas à formulação de projetos de vida da juventude mineira. Por meio de uma revisão temática de literatura, buscou-se, especificamente, identificar nas pesquisas realizadas, no estado de Minas Gerais, quais políticas públicas têm sido experimentadas pelos jovens, associadas à elaboração de seus projetos futuros. Entende-se que os projetos de vida não ocorrem de maneira isolada, sem considerar a importância de ações que viabilizem a inserção social das diversas juventudes, que compõem uma mesma unidade federativa. Como uma vasta extensão territorial, Minas Gerais possui marcadores sociais que definem seus próprios estilos e modos de vida. É nessa perspectiva que se busca compreender como as políticas públicas atravessam os projetos de vidas dos jovens mineiros, exercendo influências e atribuindo sentido e motivações para suas escolhas futuras. O percurso metodológico considerou uma varredura de literatura nas bases de dados SciElo, Google Acadêmico e ERIC, com os descritores “juventude”; “Projetos de Vida”; Minas Gerais”. Foram localizados um total de 26 trabalhos entre dissertações, artigos e publicações em anais de eventos científicos, sendo selecionados 18 produções, conforme os objetivos da pesquisa. Em comum, as políticas públicas que perpassam a elaboração de projetos de vida da juventude mineira se destacam, como lugar de oportunidades para a garantia de direitos e espaços de desenvolvimento integral de seus atores. As políticas públicas educacionais são as que mais se destacaram nas pesquisas, sendo consideradas essenciais, não só para se planejar o futuro, mas também como possibilidade estável de seguir a trajetória de vida, por meio dos estudos. Ademais, considera-se que, em geral, as políticas públicas podem fornecer aos jovens mineiros capacitação e valorização de suas culturas, como no caso dos jovens negros, rurais e quilombolas. Nota-se nas pesquisas localizadas, a ausência de políticas públicas formuladas em âmbito estadual, de caráter específico e que sejam capazes de amenizar as disparidades sociais existentes no estado, considerando as múltiplas condições juvenis. |