"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18552

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Karina Bernardes Ferreira de Oliveira
Orientador FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI
Outros membros DANIELA GOMES ROSADO, Gabriella da Silva Emiliano, Thais de Oliveira Inocencio
Título A dança no PELU: relato de experiência
Resumo Introdução: A Divisão de Esportes e Lazer criou em 2017 o Programa de Esporte e Lazer na UFV – PELU, que busca proporcionar para a comunidade universitária e a comunidade local de Viçosa o acesso ao esporte e lazer, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da comunidade. Dentre as diversas práticas corporais oferecidas, existe a oferta para inscrição em quatro estilos de dança. Cada turma possui um número específico de beneficiários a serem atendidos e um local específico para realização das aulas. No primeiro semestre de 2023 foram ofertadas: 3 turmas de forró, atendendo até 30 participantes em cada, e as aulas sendo realizadas no Espaço Multiuso da UFV; já as turmas de Estilos Diversos, Danças Urbanas e K-pop, ofereceram uma turma cada, atendendo até 20 alunos por turma, e sendo as aulas realizadas no Pavilhão de Ginástica(PVG) do Departamento de Educação Física da UFV. Objetivos: O principal objetivo das práticas de Dança no PELU é movimentar o corpo de forma interativa, proporcionar interação social, acolher as comunidades acadêmica e da cidade de Viçosa. Além disto, as monitoras desenvolvem experiências profissionais a partir dos estudos de planos de aulas e aplicação dos mesmos. Descrição das principais ações: O estilo danças urbanas trouxe uma breve introdução a respeito de alguns estilos como, Hip Hop e Street Dance, assim como as suas particularidades e contextos históricos. Os estilos variados (Jazz, Samba, Ballet, entre outros) desenvolveu corporalmente os participantes, realizando práticas com diferentes focos, como transferência de peso, de níveis, espacialidade e mobilidade. O forró enfatizou a importância do respeito com o corpo do outro, trabalhou a autoconfiança, diminuição da timidez, equilíbrio corporal e o quão importante é dizer quando algo incomoda em uma dança a dois. Já o estilo K-pop visou trabalhar as diferentes técnicas necessárias para realizá-lo, introduziu conceitos teóricos e históricos relacionados à dança, promoveu a prática de exercícios físicos e bem-estar. Resultados alcançados: Foram obtidas evoluções positivas quanto ao desempenho de cada participante de todas as turmas de dança, desde o início até o final das aulas. Sendo importante descrever que o limite físico de cada aluno foi respeitado pelos mesmos e pelas monitoras, através das observações e demandas de cada um. Um dos pontos mais relevantes é o quanto se sentem mais seguros para sair para dançar e interagir com outras pessoas, além de terem adquirido maior repertório corporal. Conclusão: Diante das experiências e dados apresentados conclui-se que as danças proporcionam de fato grandes benefícios aos alunos e às monitoras. A arte traz consigo a oportunidade de expressão, convivência e individualidade, por isso, ao longo deste semestre os resultados obtidos foram satisfatórios.
Palavras-chave Danças, Lazer, Atividade Física...
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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