"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18544

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Sociologia
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maria Eduarda Silva Carregal
Orientador VICTOR LUIZ ALVES MOURAO
Outros membros SALES AUGUSTO DOS SANTOS
Título O ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais nos cursos de Comunicação Social das Universidades Federais localizadas no estado de Minas Gerais
Resumo A pesquisa objetiva analisar a implementação do Ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais nos cursos de Comunicação Social das Universidades Federais de Minas Gerais, tendo em vista a obrigatoriedade do mesmo conforme normatizado pela Resolução CNE/CP nº 01/2004. Esta Resolução traz à tona um “espírito” de combate ao ensino racista, preconceituoso e discriminatório contra populações negras, indígenas e/ou qualquer outro grupo étnico-racial brasileiro. Ensino que, infelizmente, tem sido ministrado (produzido e reproduzido) até hoje, da educação infantil à superior. Nessa perspectiva, à vista do exposto, levantamos a hipótese de que embora haja afirmações positivas dos cursos de Comunicação Social das Universidades Federais de Minas Gerais no que tange a execução plena do Parecer CNE/CP 003/2004 ‒ que fundamentou a Resolução supracitada ‒, as assertivas desses cursos, em sua maior parte, correspondem a respostas protocolares em relação à obrigatoriedade e não condizem, de fato, com a realidade, uma vez que dificilmente correspondem ao ensino efetivo da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) de acordo com o “espírito” do Parecer e/ou da Resolução supracitados. Ainda não concluímos a pesquisa, mas já averiguamos o referido ensino em oito cursos de Comunicação Social das universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais. Até o presente momento nossa hipótese vem se confirmando, visto que em nenhum desses cursos a ERER tem sido ministrada à luz do “espírito” supracitado. Adotamos a metodologia qualitativa de análise de conteúdo, uma vez que estamos analisando documentos como, por exemplo, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a matriz curricular de cada curso e os planos das disciplinas que são indicadas no PPC como as que contemplam o ensino da ERER. Essa análise envolve, também, a verificação das referências obrigatórias e complementares de cada disciplina de ERER e/ou que contemplam esta educação. Considerando que ainda não concluímos a nossa pesquisa, bem como considerando que já analisamos boa parte dos cursos de Comunicação Social das universidades federais de Minas Gerais, pensamos que há uma tendência de se confirmar, infelizmente, a nossa hipótese quando concluirmos a nossa investigação. Ou seja, até o presente estágio da pesquisa tudo indica que os cursos de Comunicação Social das universidades federais localizadas no estado de Minas Gerais não contemplam o ensino da ERER conforme o “espírito” da Resolução CNE/CP 01/2004, o que indica que eles continuam reproduzindo uma educação eurocêntrica, etnocêntrica, racista e preconceituosa principalmente contra pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas.
Palavras-chave Educação, Relações Étnico-Raciais, Comunicação Social
Forma de apresentação..... Painel
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