Resumo |
Esse relato de experiência tem por objetivo narrar o trato pedagógico do atletismo em uma aula de Educação Física (EF) na perspectiva de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal de Viçosa. As experiências aconteceram na fase de co-participação do Pibid, em fevereiro de 2023. O conteúdo atletismo, especificamente o salto em altura, foi ministrado numa escola estadual que, tal como a maioria das escolas públicas brasileiras, não possui uma estrutura adequada para as aulas de Educação Física. O Pibid tem como foco estreitar a relação de professores em formação com as escolas e condições reais de trabalho de cada área de conhecimento. Percebemos que, mesmo com dificuldades de infraestrutura, o professor supervisor (SUP) persiste no cumprimento das responsabilidades da EF, que inclui abordar a diversidade de seus conteúdos. O SUP adaptou o espaço para a prática e conseguiu mediar os conhecimentos práticos e teóricos para o 3º ano do ensino fundamental. A aula se iniciou com uma conversa inicial sobre a prova de salto em altura do atletismo, momento no qual o professor buscou levantar conhecimentos prévios da turma. Após isso, apresentaram-se informações sobre as características principais desta prática. A experimentação dos movimentos se iniciou de forma global para posteriormente inserir a progressão e complexificação. A condição de infraestrutura era um pátio em formato retangular, com uma parcela a céu aberto e uma parcela coberta e com diversas pilastras, o que demandou precauções para a segurança dos alunos. Por outro lado, a escola possui materiais à disposição do docente (como colchonentes, barras, etc.), o que facilitou a adaptação e ensino do salto em altura. A atividade se iniciou com a turma em duas filas para vivenciar o salto, dispostos em uma parte do pátio a céu aberto. Com a adaptação de duas carteiras escolares e barras de ferro unidas com fita a uma altura de segurança, os alunos fizeram a corrida com o objetivo de saltar por cima da barra e aterrissarem sobre diversos colchonetes. Aos poucos, o professor deu dicas verbais sobre a técnica dos alunos, estratificando as fases para a execução do salto, como a corrida de aproximação, o salto em si mesmo e a aterrissagem. A co-participação dos bolsistas do Pibid ocorreu no auxílio com as dicas verbais, acompanhamento dos alunos e emissão e feedbacks sobre a execução e organização do material utilizado na atividade. Percebeu-se que o ensino do atletismo na escola, mesmo com a falta de estrutura, é possível a partir do planejamento do professor, que adapta as aulas e dimensiona a aprendizagem do conteúdo de acordo com o nível de ensino. Por outro lado, não se pode precarizar o trabalho docente, o que demanda investimento para expandir ainda mais as possibilidades de ensino da EF. |