"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18542

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Kalebe Naor Oliveira Peixoto Barbosa
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Outros membros Gabriel Henrique Silva Pereira, Larissa Fátima de Azevedo Lellis
Título O conteúdo atletismo e a realidade das condições de trabalho: a perspectiva de bolsistas do Pibid
Resumo Esse relato de experiência tem por objetivo narrar o trato pedagógico do atletismo em uma aula de Educação Física (EF) na perspectiva de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de licenciatura em Educação Física (EF) da Universidade Federal de Viçosa. As experiências aconteceram na fase de co-participação do Pibid, em fevereiro de 2023. O conteúdo atletismo, especificamente o salto em altura, foi ministrado numa escola estadual que, tal como a maioria das escolas públicas brasileiras, não possui uma estrutura adequada para as aulas de Educação Física. O Pibid tem como foco estreitar a relação de professores em formação com as escolas e condições reais de trabalho de cada área de conhecimento. Percebemos que, mesmo com dificuldades de infraestrutura, o professor supervisor (SUP) persiste no cumprimento das responsabilidades da EF, que inclui abordar a diversidade de seus conteúdos. O SUP adaptou o espaço para a prática e conseguiu mediar os conhecimentos práticos e teóricos para o 3º ano do ensino fundamental. A aula se iniciou com uma conversa inicial sobre a prova de salto em altura do atletismo, momento no qual o professor buscou levantar conhecimentos prévios da turma. Após isso, apresentaram-se informações sobre as características principais desta prática. A experimentação dos movimentos se iniciou de forma global para posteriormente inserir a progressão e complexificação. A condição de infraestrutura era um pátio em formato retangular, com uma parcela a céu aberto e uma parcela coberta e com diversas pilastras, o que demandou precauções para a segurança dos alunos. Por outro lado, a escola possui materiais à disposição do docente (como colchonentes, barras, etc.), o que facilitou a adaptação e ensino do salto em altura. A atividade se iniciou com a turma em duas filas para vivenciar o salto, dispostos em uma parte do pátio a céu aberto. Com a adaptação de duas carteiras escolares e barras de ferro unidas com fita a uma altura de segurança, os alunos fizeram a corrida com o objetivo de saltar por cima da barra e aterrissarem sobre diversos colchonetes. Aos poucos, o professor deu dicas verbais sobre a técnica dos alunos, estratificando as fases para a execução do salto, como a corrida de aproximação, o salto em si mesmo e a aterrissagem. A co-participação dos bolsistas do Pibid ocorreu no auxílio com as dicas verbais, acompanhamento dos alunos e emissão e feedbacks sobre a execução e organização do material utilizado na atividade. Percebeu-se que o ensino do atletismo na escola, mesmo com a falta de estrutura, é possível a partir do planejamento do professor, que adapta as aulas e dimensiona a aprendizagem do conteúdo de acordo com o nível de ensino. Por outro lado, não se pode precarizar o trabalho docente, o que demanda investimento para expandir ainda mais as possibilidades de ensino da EF.
Palavras-chave Atletismo, PIBID, Educação Física Escolar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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