Resumo |
A robótica é uma área do conhecimento que vem ganhando destaque, sobretudo devido ao seu carácter multidisciplinar, que agrega valor ao aprendizado do aluno, além de desenvolver o trabalho em equipe e o raciocínio lógico. Utilizando o kit LEGO Mindstorm NXT 2.0 disponibilizado pela instituição, é possível elaborar diversas atividades que ajudam a fomentar a educação e o aprendizado acerca da robótica. No contexto da equipe de robótica é possível perceber a dificuldade enfrentada por novos praticantes devido à falta de material para auxiliá-los a compreender as diversas possibilidades oferecidas pelo kit. Nesse sentido, este trabalho visa a criação de um guia com roteiros de práticas para o grupo de robótica da UFV/Campus Florestal, focado principalmente em ajudar os novos integrantes a aprenderem e se adaptarem às tarefas realizadas pela equipe. Para a criação do guia, foi realizado um levantamento de práticas e, visando facilitar a progressão e o desenvolvimento dos novos membros, classificou-se as atividades em três níveis de dificuldade: básicas, médias e avançadas. Atualmente estamos elaborando um roteiro detalhado contendo os componentes e as etapas necessárias para a execução da montagem, além da descrição da programação feita no software LEGO Mindstorm NXT 2.0 e as observações importantes para a realização das práticas. Desse modo, é possível perceber que o guia será de grande ajuda para que os novos integrantes possam explorar e aproveitar de forma didática o funcionamento das tarefas feitas pela equipe, auxiliando na montagem dos robôs, na programação envolvida e nas etapas para a realização de cada prática proposta. Concluindo, o desenvolvimento do roteiro prático trará grandes benefícios para o grupo de robótica da UFV/Campus Florestal. Ele proporcionará a organização do conhecimento, estimulará a criatividade e a inovação, permitindo a implementação de novas ideias nas práticas. O guia será um recurso valioso para os membros aprenderem e aprimorarem suas experiências, impulsionando o crescimento do grupo. |