"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18523

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciência e tecnologia de alimentos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Thalya Hoshiana Henriques Dias
Orientador NAIARA BARBOSA CARVALHO
Outros membros Bianca Vasconcelos Carneiro, Henrique Marques Diniz, LUANA APARECIDA DA SILVA ELIAS, Stephany Sayuri Freitas Nakano
Título Pesquisa mercadológica e elaboração da embalagem de um novo produto alimenticio
Resumo A indústria de lácteos é a segunda maior do segmento alimentício no Brasil, ficando atrás apenas do setor de cárneos. Esse mercado tende a crescer, devido às variedades de segmentação que o iogurte oferece, o que já vem ocorrendo, uma vez que os consumidores estão mais preocupados com a saúde, aumentando a busca por alimentos que promovam saudabilidade e bem-estar, além da procura por maior praticidade. Diante disso, o objetivo do trabalho foi realizar uma pesquisa mercadológica de um iogurte natural integral bicamada com preparado de maçã e chia sem adição de açúcares, para verificar a intenção de compra desse produto e caracterizar seus potenciais consumidores, bem como suas motivações e hábitos de consumo, a fim de traçar a melhor embalagem para ele. Para isso, foi elaborado um questionário semiestruturado, com 21 questões, aplicado de forma presencial na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em outubro e novembro de 2022. Participaram da pesquisa consumidores de iogurtes com idade maior ou igual a 18 anos. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise descritiva com o auxílio do software SPSS 15.0, em versão licenciada e o rótulo do produto foi elaborado por meio da ferramenta de design gráfico online Canva. Das 386 pessoas entrevistadas, 53,0% eram do sexo masculino, com idade média de 29 anos (+-12,3 anos), 73,1% eram solteiros, com 2° grau completo, 33,9% se enquadravam na renda familiar mensal de 1 a 3 salários mínimos e 21,5% afirmaram consumir iogurtes três vezes na semana. Ao investigar o interesse deles em comprar o iogurte integral natural bicamada com preparado de maçã e zero adição de açúcares, 66,6% certamente ou provavelmente comprariam esse produto, sendo os principais motivadores de compra a curiosidade e o fato de ser um produto saudável, com 147 e 118 marcações, respectivamente. Quanto ao interesse em comprar o iogurte integral natural bicamada com preparado de maçã e chia zero adição de açúcares, 61,7% certamente ou provavelmente o comprariam, pelo fato de ser um produto saudável, com 117 marcações e pela curiosidade, com 86. O tamanho ideal da embalagem seria de 200 g, com 25,0 e 26,9% das marcações, para os iogurtes sem e com chia, respectivamente. Caso o tamanho deles fosse de 150 g, o preço ideal da versão sem chia seria de R$ 3,50 (42,0%) e de R$ 4,00 (35,2%) para o iogurte com chia. A combinação das cores branco e vermelho seria a ideal para os rótulos, com 35,2% para o iogurte sem chia e 35,5% para a versão com adição de chia. Após a análise dos dados, foi possível desenvolver uma embalagem que chamasse a atenção no mercado, com a geleia de maçã com chia em destaque, de forma que esse produto ficasse em evidência nas prateleiras. Concluiu-se que a comercialização desse produto seria um sucesso, uma vez que os participantes da pesquisa de mercado demonstraram interesse em adquirir o iogurte, que além de ser uma inovação de um produto já estabelecido no mercado possui um apelo de saudabilidade e bem-estar.
Palavras-chave iogurte natural, maçã, chia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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