Resumo |
A indústria de lácteos é a segunda maior do segmento alimentício no Brasil, ficando atrás apenas do setor de cárneos. Esse mercado tende a crescer, devido às variedades de segmentação que o iogurte oferece, o que já vem ocorrendo, uma vez que os consumidores estão mais preocupados com a saúde, aumentando a busca por alimentos que promovam saudabilidade e bem-estar, além da procura por maior praticidade. Diante disso, o objetivo do trabalho foi realizar uma pesquisa mercadológica de um iogurte natural integral bicamada com preparado de maçã e chia sem adição de açúcares, para verificar a intenção de compra desse produto e caracterizar seus potenciais consumidores, bem como suas motivações e hábitos de consumo, a fim de traçar a melhor embalagem para ele. Para isso, foi elaborado um questionário semiestruturado, com 21 questões, aplicado de forma presencial na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em outubro e novembro de 2022. Participaram da pesquisa consumidores de iogurtes com idade maior ou igual a 18 anos. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise descritiva com o auxílio do software SPSS 15.0, em versão licenciada e o rótulo do produto foi elaborado por meio da ferramenta de design gráfico online Canva. Das 386 pessoas entrevistadas, 53,0% eram do sexo masculino, com idade média de 29 anos (+-12,3 anos), 73,1% eram solteiros, com 2° grau completo, 33,9% se enquadravam na renda familiar mensal de 1 a 3 salários mínimos e 21,5% afirmaram consumir iogurtes três vezes na semana. Ao investigar o interesse deles em comprar o iogurte integral natural bicamada com preparado de maçã e zero adição de açúcares, 66,6% certamente ou provavelmente comprariam esse produto, sendo os principais motivadores de compra a curiosidade e o fato de ser um produto saudável, com 147 e 118 marcações, respectivamente. Quanto ao interesse em comprar o iogurte integral natural bicamada com preparado de maçã e chia zero adição de açúcares, 61,7% certamente ou provavelmente o comprariam, pelo fato de ser um produto saudável, com 117 marcações e pela curiosidade, com 86. O tamanho ideal da embalagem seria de 200 g, com 25,0 e 26,9% das marcações, para os iogurtes sem e com chia, respectivamente. Caso o tamanho deles fosse de 150 g, o preço ideal da versão sem chia seria de R$ 3,50 (42,0%) e de R$ 4,00 (35,2%) para o iogurte com chia. A combinação das cores branco e vermelho seria a ideal para os rótulos, com 35,2% para o iogurte sem chia e 35,5% para a versão com adição de chia. Após a análise dos dados, foi possível desenvolver uma embalagem que chamasse a atenção no mercado, com a geleia de maçã com chia em destaque, de forma que esse produto ficasse em evidência nas prateleiras. Concluiu-se que a comercialização desse produto seria um sucesso, uma vez que os participantes da pesquisa de mercado demonstraram interesse em adquirir o iogurte, que além de ser uma inovação de um produto já estabelecido no mercado possui um apelo de saudabilidade e bem-estar. |