"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18499

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ismael de Alencar Pessoa
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Mateus José dos Santos
Título Explorando a iniciação científica na educação básica: uma análise documental
Resumo A Alfabetização Científica (AC) pode possibilitar movimentos discursivos que propiciam a ressignificação dos saberes científicos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Nesse sentido, o Educar Pela Pesquisa (EPP), por meio da proposta investigativa, pode fornecer competências e aperfeiçoar habilidades que auxiliem no desenvolvimento da AC em diferentes níveis de ensino. Logo, é essencial possibilitar ações que favoreçam a incorporação de propostas científicas na Educação Básica a partir da pesquisa e que possibilite o letramento científico não só dos discentes, mas dos profissionais envolvidos nesta implementação que atuam como mediadores. Assim sendo, observa-se que tem aumentado as propostas que visam incorporar práticas de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), apesar dos múltiplos desafios existentes. No entanto, é partindo dessa proposta inicial que esse trabalho busca analisar o impacto do ICEB instaurado em Minas Gerais (MG) por meio do Projeto de Lei nº 2.383/2020. O ICEB visa fomentar o protagonismo juvenil por meio da formação de núcleos de pesquisa e de investigação científica entre os estudantes da rede estadual de ensino. Este trabalho objetiva, portanto, investigar o ICEB, identificando os possíveis entraves na implementação da pesquisa científica a partir dos documentos publicizados pela Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Essa investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa de análise documental ao investigar, examinar, considerar, comparar e extrair informações de diferentes documentos, tais como, editais, memorandos, projetos de pesquisa, resoluções e outros tipos de documentos legais. Foram analisados os editais e seus respectivos resultados referentes ao ano de 2021. No edital SEE Nº 09/2021 do ICEB, foram classificados 397 projetos de pesquisa distribuídos entre os eixos de pesquisa "Territórios de Iniciação Científica (TIC)" e "Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora (NUPEAAS)". Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, foram encontrados 148 projetos entre os selecionados. Dentre esses, cerca de 28 estavam diretamente ligados à área de concentração da química, formando o corpus analítico desta pesquisa. Os resultados demonstram que as principais propostas estão centradas nas temáticas Meio ambiente e Sustentabilidade/Socioambiental, Saúde e Ciência e Tecnologia. Destacam-se diferentes investigações de situações-problema acerca do descarte e reuso sustentável do lixo, preservação de recursos hídricos, qualidade de alimentos, exploração de plantas medicinais, dentre outros. Percebe-se, portanto, as possibilidades de uso do EPP na promoção de discussões socioambientais e políticas presentes no cotidiano. Desse modo, em investigações posteriores, será explorada a percepção dos núcleos de pesquisa do ICEB durante a execução dessas atividades de pesquisa.
Palavras-chave Educar pela Pesquisa, Ensino de Química, Iniciação Científica
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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