Resumo |
A Alfabetização Científica (AC) pode possibilitar movimentos discursivos que propiciam a ressignificação dos saberes científicos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Nesse sentido, o Educar Pela Pesquisa (EPP), por meio da proposta investigativa, pode fornecer competências e aperfeiçoar habilidades que auxiliem no desenvolvimento da AC em diferentes níveis de ensino. Logo, é essencial possibilitar ações que favoreçam a incorporação de propostas científicas na Educação Básica a partir da pesquisa e que possibilite o letramento científico não só dos discentes, mas dos profissionais envolvidos nesta implementação que atuam como mediadores. Assim sendo, observa-se que tem aumentado as propostas que visam incorporar práticas de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), apesar dos múltiplos desafios existentes. No entanto, é partindo dessa proposta inicial que esse trabalho busca analisar o impacto do ICEB instaurado em Minas Gerais (MG) por meio do Projeto de Lei nº 2.383/2020. O ICEB visa fomentar o protagonismo juvenil por meio da formação de núcleos de pesquisa e de investigação científica entre os estudantes da rede estadual de ensino. Este trabalho objetiva, portanto, investigar o ICEB, identificando os possíveis entraves na implementação da pesquisa científica a partir dos documentos publicizados pela Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Essa investigação se caracteriza como pesquisa qualitativa de análise documental ao investigar, examinar, considerar, comparar e extrair informações de diferentes documentos, tais como, editais, memorandos, projetos de pesquisa, resoluções e outros tipos de documentos legais. Foram analisados os editais e seus respectivos resultados referentes ao ano de 2021. No edital SEE Nº 09/2021 do ICEB, foram classificados 397 projetos de pesquisa distribuídos entre os eixos de pesquisa "Territórios de Iniciação Científica (TIC)" e "Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora (NUPEAAS)". Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, foram encontrados 148 projetos entre os selecionados. Dentre esses, cerca de 28 estavam diretamente ligados à área de concentração da química, formando o corpus analítico desta pesquisa. Os resultados demonstram que as principais propostas estão centradas nas temáticas Meio ambiente e Sustentabilidade/Socioambiental, Saúde e Ciência e Tecnologia. Destacam-se diferentes investigações de situações-problema acerca do descarte e reuso sustentável do lixo, preservação de recursos hídricos, qualidade de alimentos, exploração de plantas medicinais, dentre outros. Percebe-se, portanto, as possibilidades de uso do EPP na promoção de discussões socioambientais e políticas presentes no cotidiano. Desse modo, em investigações posteriores, será explorada a percepção dos núcleos de pesquisa do ICEB durante a execução dessas atividades de pesquisa. |