"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18464

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gilmara Natália Emídio
Orientador CAROLINE MENDES DOS PASSOS
Outros membros Ariane Jerônimo Ribeiro, Igor Resende da Costa, Matheus Custódio da Silva, Nathalia Fernandes de Souza
Título Relatos de experiências relacionadas à Matemática desenvolvidas no Coluni a partir do Programa Residência Pedagógica
Resumo A partir do mês de maio de 2023 iniciaram-se as atividades dos residentes do núcleo de Matemática, sob a coordenação do preceptor Paulo Tadeu Gandra Campos, no Coluni, colégio de Aplicação da UFV. O núcleo de Matemática faz parte do Programa Residência Pedagógica da UFV, financiado pela CAPES, e possui um total de 15 bolsistas e 1 voluntário, todos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática. Conta, também como parte da equipe, com três preceptores, professores de Matemática da Educação Básica e uma coordenadora de área, professora do Departamento de Matemática da UFV. A partir do presente texto pretendemos expor as atividades encaminhadas e conduzidas ao longo das aulas de Matemática, atendendo alunos do Ensino Médio. Dentre os principais objetivos do Programa Residência Pedagógica, destacamos a oportunidade de vivenciar o espaço e a complexidade de um ambiente escolar ao longo do processo de formação profissional por parte de um estudante da licenciatura. Além disso, podemos mencionar vantagens como a possibilidade de trabalhar em grupo, em companhia de outros residentes, e ser assessorado por um profissional da Educação Básica com experiência de sala de aula e ciente das necessidades reais que o contexto educacional exige atualmente. Dentre as atividades realizadas pelos residentes na escola, incluem-se, além do acompanhamento dos professores de Matemática em suas atividades cotidianas, a realização de co-regências semanais. Nesses momentos, os residentes colocam em prática aspectos que lhes foram apresentados ao longo de sua formação. Uma excelente oportunidade para estabelecer relações entre teoria e prática e já vivenciar, ao longo de seu processo de formação, os diferentes aspectos que se fazem presentes em um ambiente escolar. Os residentes também desempenham outras importantes tarefas no âmbito da prática pedagógica. Eles têm a responsabilidade de elaborar provas para os alunos, com o objetivo de avaliar o conhecimento adquirido e promover um processo de aprendizado contínuo. Além disso, assumem a correção dessas provas, fornecendo feedback valioso aos estudantes para auxiliá-los em seu desenvolvimento acadêmico. A partir das atividades relatadas, os residentes desempenham um papel fundamental no esclarecimento de dúvidas dos alunos. Eles estão disponíveis para auxiliar os estudantes, respondendo perguntas, explicando conceitos e oferecendo suporte individualizado quando necessário. Esse contato direto com os alunos permite que os residentes compreendam as dificuldades específicas de cada um e adaptem suas abordagens de ensino para melhor atender às necessidades individuais. Assim, caracterizamos a participação por parte dos discentes em Programas como o Residência Pedagógica como de suma importância para uma melhor compreensão da realidade escolar atual.
Palavras-chave Educação Matemática, Ensino Médio, Co-regências.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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