"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18456

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Ana Victória Dal-Cin Santolin
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Crenças e emoções de professores em formação inicial sobre ensino e aprendizagem de línguas no Brasil
Resumo As pesquisas a respeito de crenças sobre aprendizagem de línguas tiveram seu início no Brasil em meados dos anos 90 na Linguística Aplicada e o interesse vem crescendo desde então. O conceito e o papel das crenças e emoções no ensino e aprendizagem de línguas vem sendo investigado por diversos pesquisadores (BARCELOS, 2004, 2006, 2007, 2017; RICHARDS E LOCKHART, 1996; BORG, 2003; BARCELOS E KALAJA, 2013; PAJARES, 1992; KUDIESS, 2005; ARAGÃO, 2007, 2011, COWIE, 2010). A maioria desses estudos refere-se ao professor em serviço, sendo ainda poucas as pesquisas com foco nas emoções e crenças do professor em formação inicial. Visto isso, este trabalho relata resultados de um estudo que investigou as crenças e emoções de sete professoras em formação inicial sobre ensino e aprendizagem de línguas. A escolha por esse tema se deu pelo interesse em analisar os indivíduos que pretendem se inserir no contexto educacional atual, no qual é clara a desvalorização cada vez maior da profissão docente e pela defasagem dos cursos de Licenciatura. Este estudo tem abordagem qualitativa (GERHARDT e SILVEIRA, 2009; MINAYO, DESLANDES e GOMES, 2009) e utilizou narrativas escritas por alunas do curso de Letras, com habilitação em Português/ Inglês, da Universidade Federal de Viçosa. Além disso, um questionário online de perfil também foi utilizado para melhor compreensão do contexto de cada participante. A análise de dados foi baseada na análise de conteúdo (RICHARDS, 2003; PATTON, 2002; HOLLIDAY, 2002). Os resultados sugeriram crenças comuns dos participantes, tais como sobre o lugar ideal para aprender línguas, o papel do curso de Letras, e sobre a profissão de professor. Os participantes também expressaram emoções tais como entusiasmo/felicidade, satisfação e paixão, bem como frustração, tristeza e medo/insegurança. As conclusões sugerem a influência das experiências pessoais nas crenças e emoções. O contexto educacional brasileiro foi apontado como um fator desmotivante para ensinar, mas a sala de aula é vista como um ambiente que gera felicidade.
Palavras-chave Crenças, Emoções, Formação inicial de professores.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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