Resumo |
Introdução: O Programa Segundo Tempo (PST) trata-se de uma política pública do Governo Federal, que possui dois núcleos na UFV: o Padrão e o Universitário. Neste estudo trataremos especificamente do PST Padrão, que é direcionado a crianças e adolescentes da comunidade viçosense, com idades entre 6 e 17 anos, independentemente do gênero. Seu principal objetivo é promover a democratização do acesso à prática e à cultura esportiva por meio de atividades corporais educacionais, priorizando os estudantes matriculados na rede pública de ensino. Através dessa abordagem, o PST Padrão busca combater desigualdades e garantir oportunidades equitativas para que todos os jovens tenham acesso aos benefícios proporcionados pela prática esportiva, visando à formação integral dos alunos contemplados, promovendo sua cidadania por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, valores éticos e cidadãos. Objetivos: Apresentar o resultado das avaliações dos participantes do PST Padrão. Metodologia: Houve a aplicação de um questionário via google forms aos participantes, sendo oito questões de multipla escolha (através de escalas de satisfação) e duas discursivas, sem obrigatoriedade e anônimo. O instrumento avaliava a qualidade das aulas, os monitores (de modo geral, na pontualidade, na presença e no tratamento destes com o aluno) e a contribuição do programa na vida pessoal dos alunos, além de deixar aberto um espaço para sugestões e comentários à parte. Foi feita a análise descritiva dos dados, visando à identificação na qualificação das aulas, dos monitores e dos reflexos na saúde física e mental. Resultados: Até então, foram obtidas 60 respostas, de 100 alunos contemplados. No que se refere a qualidade das aulas, os resultados geral foi de 95,1% “muito boa”. Nas avaliações dos monitores, obtivemos 96,8% “Muito Bom” na avaliação geral, 88,4% “Muito bom” na pontualidade, 100% de “esteve presente em todas as aulas” e 93,4% “Muito bom” no tratamento dado aos alunos. No questionamento sobre os benefícios à saúde física e mental percebidos através das práticas, 100% dos participantes relataram que “Sim”. Por fim, é válido ressaltar que grande parte das sugestões na questão aberta diziam respeito à continuidade do projeto, que está com grandes chances de ser finalizado em Agosto por questões burocráticas. Conclusão: Os alunos mostraram-se satisfeitos em relação às aulas, aos monitores, e, consequentemente, ao projeto. Apontando os benefícios da prática e o desejo de permanecer como integrante. |