"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18455

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FUNARBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Rafaella Euzébio Freitas
Orientador DANIELA GOMES ROSADO
Outros membros FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI, Marcello Augusto de Freitas Grupioni, Vanessa Damacena Carvalho, Yago Hosken Og Esteves
Título Avaliação do Programa Segundo Tempo Padrão e sua influência na comunidade viçosense
Resumo Introdução: O Programa Segundo Tempo (PST) trata-se de uma política pública do Governo Federal, que possui dois núcleos na UFV: o Padrão e o Universitário. Neste estudo trataremos especificamente do PST Padrão, que é direcionado a crianças e adolescentes da comunidade viçosense, com idades entre 6 e 17 anos, independentemente do gênero. Seu principal objetivo é promover a democratização do acesso à prática e à cultura esportiva por meio de atividades corporais educacionais, priorizando os estudantes matriculados na rede pública de ensino. Através dessa abordagem, o PST Padrão busca combater desigualdades e garantir oportunidades equitativas para que todos os jovens tenham acesso aos benefícios proporcionados pela prática esportiva, visando à formação integral dos alunos contemplados, promovendo sua cidadania por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, valores éticos e cidadãos. Objetivos: Apresentar o resultado das avaliações dos participantes do PST Padrão. Metodologia: Houve a aplicação de um questionário via google forms aos participantes, sendo oito questões de multipla escolha (através de escalas de satisfação) e duas discursivas, sem obrigatoriedade e anônimo. O instrumento avaliava a qualidade das aulas, os monitores (de modo geral, na pontualidade, na presença e no tratamento destes com o aluno) e a contribuição do programa na vida pessoal dos alunos, além de deixar aberto um espaço para sugestões e comentários à parte. Foi feita a análise descritiva dos dados, visando à identificação na qualificação das aulas, dos monitores e dos reflexos na saúde física e mental. Resultados: Até então, foram obtidas 60 respostas, de 100 alunos contemplados. No que se refere a qualidade das aulas, os resultados geral foi de 95,1% “muito boa”. Nas avaliações dos monitores, obtivemos 96,8% “Muito Bom” na avaliação geral, 88,4% “Muito bom” na pontualidade, 100% de “esteve presente em todas as aulas” e 93,4% “Muito bom” no tratamento dado aos alunos. No questionamento sobre os benefícios à saúde física e mental percebidos através das práticas, 100% dos participantes relataram que “Sim”. Por fim, é válido ressaltar que grande parte das sugestões na questão aberta diziam respeito à continuidade do projeto, que está com grandes chances de ser finalizado em Agosto por questões burocráticas. Conclusão: Os alunos mostraram-se satisfeitos em relação às aulas, aos monitores, e, consequentemente, ao projeto. Apontando os benefícios da prática e o desejo de permanecer como integrante.
Palavras-chave Avaliação, PST, Programa Segundo Tempo.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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