"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18450

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Juliana Dias de Almeida
Orientador RICARDO DUARTE GOMES DA SILVA
Outros membros Stefhany de Carvalho Rosa Barreto
Título Jornalismo de interior como conhecimento de uma cidade: Análise das Notícias da Cidade nos principais portais de Viçosa/Mg
Resumo A partir do tema “Jornalismo como conhecimento da cidade: Análise das Notícias da Cidade nos principais portais de Viçosa/Mg”, a pesquisa tem como objetivo desenvolver uma análise crítica diante da forma de praticar e produzir jornalismo de três portais de notícia diferentes, tendo em vista o potencial de construção de imaginários sociais na população que esses veículos possuem, especialmente perante ao recorte de uma cidade de interior. Aborda-se o jornalismo enquanto construtor social de um conhecimento sobre a realidade (BERGER; LUCKMANN, 2000; MEDITSCH, 2010), através de representações comunicativas desta realidade que compõem um imaginário de um lugar.
O município de Viçosa é uma cidade universitária situada no município do interior do estado de Minas Gerais, localizado na região da Zona da Mata Mineira, com uma população estimada de 79.910 habitantes, de acordo com dados do IBGE em 2021. Em virtude de ela sediar um dos principais campus da Universidade Federal de Viçosa, a cidade é muito voltada para a educação e para os eventos promovidos pela própria instituição, o que a torna um importante núcleo de interesse e movimentação, especialmente para a economia do município.
Há alguns anos Viçosa contava com três jornais locais impressos de circulação sistemática, semanal: Jornal Tribuna Livre, Jornal O Popular e Jornal Folha da Mata. Dos três só resta na versão impressa o último, o Folha da Mata, que possui uma versão online. Mais dois portais surgiram na última década: o “Viçosa Urgente” e o “Primeiro a Saber”. São por esses portais que a população da cidade, região e fora do estado consegue obter informações. Muitos pais de estudantes se baseiam nessas notícias para tomar a decisão da migração de seus filhos para a cidade. De que maneira, então, as notícias da cidade nesses portais constroem um conhecimento de Viçosa? As notícias de maior engajamento estariam construindo representações de uma cidade universitária? De que maneira?

Para desenvolver a pesquisa, em primeiro lugar, o estudo parte de uma observação a respeito da forma prática como os portais “Primeiro a Saber”, “Viçosa Urgente” e “Folha da Mata” produzem suas notícias e reportagens, o que foi feito por meio de uma análise do histórico das notícias durante determinado período de tempo e através de entrevistas com integrantes da equipe de cada portal, com o principal intuito de entender seu cotidiano de trabalho, desde a produção das pautas até a publicação das matérias.
Em seguida, a partir dos dados coletados, foi feita uma associação com a revisão de literatura, que tem como foco pesquisas envolvendo a teoria da Comunicação, a teoria dos Imaginários Sociais e o jornalismo nas cidades de interior, abarcando direta ou indiretamente o impacto do jornalismo na construção de conhecimento sobre a realidade das cidades.
Palavras-chave Jornalismo, Imaginários, Jornalismo de Interior.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.