Resumo |
A pesquisa científica pode ser caracterizada pelo estudo, análise e concepção de novos conhecimentos a fim atenuar os obstáculos existentes na sociedade. Entretanto, é notória a tendência de que os trabalhos acadêmicos se concentrem nas universidades e em empresas de tecnologia. Sob esse viés, fica clara a importância de promover um elo entre a produção científica e a sociedade, a qual pode ser obtida a partir dos veículos de comunicação com maior alcance popular. O Grupo de Pesquisa em Construção Inovadora e Sustentável (SICon) desenvolve pesquisas no campo da engenharia civil, as quais são publicadas em diferentes periódicos, bem como divulgadas em canais midiáticos como Instagram e LinkedIn, além de estarem, em sua maioria, vinculadas à plataforma Google Acadêmico. Nesse sentido, com objetivo de traçar estratégias de popularização da divulgação científica e analisar as métricas das plataformas citadas, assim como produzir conteúdo gráficos diversos e participação em eventos, o grupo SICon idealizou o projeto de extensão SIConEx, formado por alunos de diferentes cursos. A partir do cenário exposto, o trabalho em desenvolvimento é norteado por uma metodologia que se desenvolveu, primeiramente, pela escolha das plataformas Instagram e Google Acadêmico e em seguida a revisão de seus conteúdos para análise, comparando as publicações antes e após a criação do SIConEx, o tempo em que o conteúdo ficou disponível na internet também foi levado em consideração. Dessa forma, pelo Instagram, as métricas das postagens, como alcance, interação e curtidas foram anotadas em uma planilha e posteriormente realizou-se o estudo comparativo entre os períodos citados. Já no Google Acadêmico, averiguou-se número de citações por pesquisa publicada, observando o intervalo de tempo e o veículo de publicação, esses dados foram computados e registrados. A partir daí, observou-se que as métricas da rede social analisada apresentaram considerável aumento percentual após o início das atividades do SIConEX em todos parâmetros verificados. Em relação ao número de citações, não foi verificado aumento semelhante ao do Instagram, o que pode estar relacionado ao maior período de tempo em que alguns trabalhos estiveram disponíveis, bem como ao periódico em que as pesquisas foram publicadas. Sob tal ótica, será possível encontrar os padrões de publicações e veículos que possuem maiores índices de engajamento ou citação, os quais servirão para formular estratégias mais eficazes para divulgação. Assim, conclui-se que há grande importância em se realizar a revisão dos dados midiáticos utilizados pelos pesquisadores, bem como a criação de uma equipe própria para atuação na área de divulgação científica, pois a partir deles foi possível alcançar melhores resultados para a disseminação não só do SICon, mas também de toda pesquisa e atividades de extensão desenvolvidas pelo grupo, dentro e fora da universidade, as quais auxiliam a democratização do acesso à produção acadêmica. |