"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18419

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mariel da Silva Nunes
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Outros membros Alexssandra Gonçalves dos Reis, Rúbria Magalhães
Título Formação continuada de professores(as) e cotidianos escolares: uma parceria universidade-escola
Resumo Este projeto de extensão surgiu a partir do engajamento de uma das docentes da EMEF Ana Rocha Lyra do município de Guarapari/ES. Com as novas demandas causadas pela educação em tempos de pandemia, foi observado por essa professora um despreparo do corpo docente de sua escola em relação à alfabetização no pós pandemia. A proposta foi a construção de grupos de estudos em que se fizesse a união dos saberes do cotidiano escolar, ou seja, da prática diária no chão da escola com os saberes produzidos por pesquisadores na universidade. Como fundamentação teórica nessa ação extensionista foi utilizado os estudos dos currículos e cotidianos, fomentado pelos/as pesquisadores (LOPES, AMORIM e BOTELHO, 2014; OLIVEIRA, 2012; SILVA, 2019; ALVES E GARCIA, 2008). O objetivo geral do projeto foi criar e desenvolver um grupo de estudos com professores(as) da Educação Básica, tendo como base vivências cotidianas e necessidades formativas. Para isso foi realizado um levantamento junto a escola, sobre as necessidades mais urgentes das professoras. Posteriormente a seleção de textos para leitura individual e promoção de debates coletivos com as(os) docente tendo como foco o texto e a relação teoria/prática pedagógica. São também propostas escritas individuais e coletivas tendo como base leituras, discussões, reflexões sobre a prática, compartilhamento de experiências e oficinas de criatividade. Os encontros do grupo acontecem todas às terças feiras de 18 horas às 20 horas de modo presencial para as professoras e online para a bolsista e orientadora do projeto. Durante os encontros do mês de maio foi discutido as teorias do currículo e cotidiano escolar. Os textos selecionados para as discussões foram: A invenção da escola a cada dia (ALVES & GARCIA, 2000); Currículos em rede e processos de subjetivação (LOPES, ROSADO & MATOS, 2021); Currículo e devir (LOPES, 2015); O cotidiano: Rotina, imitação e invenção ( LOPES, 2016); A alegria subversiva de devir-criança (LOPES, 2019); ‘Quem quer ficar com ele?”: A trajetória de uma exclusão escolar (GUIMARÃES & LOPES, 2019). O foco nas leituras com currículos e cotidianos teve como fechamento um encontro via plataformas Meet com o pesquisador, Professor Dr. Eduardo Simonini Lopes, e o grupo de estudos. Da mesma forma, outros/as pesquisadores/as relacionados aos temas estudados, serão convidados a compor com o grupo. Os encontros acontecerão até 21 de novembro quando haverá uma confraternização/fechamento das atividades referentes ao ano de 2023.
Palavras-chave Educação Básica, Formação Continuada, Grupo de Estudos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.