Resumo |
Introdução: A participação compartilhada de docentes nas disciplinas tem reverberado ganhos para a formação acadêmica de futuros profissionais. São vivências que se baseiam na parceria construtiva e no compromisso com as práticas de ensino que unificam parceiros docentes para trabalhar o conteúdo pedagógico de distintas formas, o que tem fortalecido o conhecimento prático aplicado à teoria e motivado a participação de discentes no processo de ensino-aprendizagem. A disciplina Puericultura (NUT 353) do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa-UFV abrange 3 cursos de graduação, sendo de oferecimento obrigatório para a educação infantil e optativo para a nutrição e enfermagem, e possibilita, na prática, ampliar a integração entre docentes que podem contribuir com o seu conteúdo. Objetivo: Relatar a experiência da prática de ensino desenvolvida na disciplina NUT 353 da UFV, na perspectiva da formação acadêmica e por meio da valorização de competências no trabalho docente. Metodologia: Estudo descritivo sobre a construção da parceria entre docentes na disciplina NUT 353, a partir de 2019. Quanto aos procedimentos didáticos, de acordo com o conteúdo programático, foi possível planejar, em alguns tópicos, a participação conjunta de 4 docentes, com diferentes formações e expertises, compartilhando espaços na sala de aula, vozes e conhecimentos que se somaram aos exemplos de vivências profissionais. A avaliação da disciplina pelos discentes foi resultante do seu rendimento atrelado ao conteúdo e de colocações espontâneas ao final da aula. Resultados: Apresenta-se os resultados agrupados em 3 eixos temáticos: interação que prove experiência positiva; análise do ensino e da aprendizagem; e percepção discente sobre o conhecimento docente compartilhado para sua formação acadêmica. Quanto à interação ou experiência compartilhada (Eixo 1), docentes e discentes extraíram pontos positivos, como: desenvoltura para discorrer sobre os conteúdos, dado que uma fala se somava a outra e, de forma prática, abrangeu interesses de discentes considerando as atribuições inerentes aos 3 cursos de graduação que exigiu exemplificações nestas particularidades. Quanto ao ensino e aprendizagem (Eixo 2), observou-se, por parte dos discentes, respostas assertivas frente às indagações que recolocaram conteúdos trabalhados no momento dialógico ou nos exercícios em sala de aula. Para os discentes, o conhecimento docente compartilhado (Eixo 3) propiciou facilidades no seu aprendizado, dado ao tipo de planejamento educativo que otimizou tempo e favoreceu suas colocações em questionamentos pessoais que se articulavam com o conteúdo e que personalizavam a forma de aprender. Conclusões: A construção do conhecimento com base no saber e nas experiências exitosas dos docentes, com formações e expertises diversas, proporcionou vantagens para a transposição do conhecimento em práticas de ensino-aprendizagem inserindo os discentes de forma ativa nesse processo. |