"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18408

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Fajardo Galvão
Orientador JULIANA FARIAS DE NOVAES
Outros membros MARIA TERESA FIALHO DE SOUSA CAMPOS, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR, RENATO PEREIRA DA SILVA, SARAH APARECIDA VIEIRA RIBEIRO
Título Construindo conhecimentos com base no saber e nas experiências exitosas dos docentes: alianças que fomentam benefícios para a formação acadêmica
Resumo Introdução: A participação compartilhada de docentes nas disciplinas tem reverberado ganhos para a formação acadêmica de futuros profissionais. São vivências que se baseiam na parceria construtiva e no compromisso com as práticas de ensino que unificam parceiros docentes para trabalhar o conteúdo pedagógico de distintas formas, o que tem fortalecido o conhecimento prático aplicado à teoria e motivado a participação de discentes no processo de ensino-aprendizagem. A disciplina Puericultura (NUT 353) do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa-UFV abrange 3 cursos de graduação, sendo de oferecimento obrigatório para a educação infantil e optativo para a nutrição e enfermagem, e possibilita, na prática, ampliar a integração entre docentes que podem contribuir com o seu conteúdo. Objetivo: Relatar a experiência da prática de ensino desenvolvida na disciplina NUT 353 da UFV, na perspectiva da formação acadêmica e por meio da valorização de competências no trabalho docente. Metodologia: Estudo descritivo sobre a construção da parceria entre docentes na disciplina NUT 353, a partir de 2019. Quanto aos procedimentos didáticos, de acordo com o conteúdo programático, foi possível planejar, em alguns tópicos, a participação conjunta de 4 docentes, com diferentes formações e expertises, compartilhando espaços na sala de aula, vozes e conhecimentos que se somaram aos exemplos de vivências profissionais. A avaliação da disciplina pelos discentes foi resultante do seu rendimento atrelado ao conteúdo e de colocações espontâneas ao final da aula. Resultados: Apresenta-se os resultados agrupados em 3 eixos temáticos: interação que prove experiência positiva; análise do ensino e da aprendizagem; e percepção discente sobre o conhecimento docente compartilhado para sua formação acadêmica. Quanto à interação ou experiência compartilhada (Eixo 1), docentes e discentes extraíram pontos positivos, como: desenvoltura para discorrer sobre os conteúdos, dado que uma fala se somava a outra e, de forma prática, abrangeu interesses de discentes considerando as atribuições inerentes aos 3 cursos de graduação que exigiu exemplificações nestas particularidades. Quanto ao ensino e aprendizagem (Eixo 2), observou-se, por parte dos discentes, respostas assertivas frente às indagações que recolocaram conteúdos trabalhados no momento dialógico ou nos exercícios em sala de aula. Para os discentes, o conhecimento docente compartilhado (Eixo 3) propiciou facilidades no seu aprendizado, dado ao tipo de planejamento educativo que otimizou tempo e favoreceu suas colocações em questionamentos pessoais que se articulavam com o conteúdo e que personalizavam a forma de aprender. Conclusões: A construção do conhecimento com base no saber e nas experiências exitosas dos docentes, com formações e expertises diversas, proporcionou vantagens para a transposição do conhecimento em práticas de ensino-aprendizagem inserindo os discentes de forma ativa nesse processo.
Palavras-chave Ensino, experiências exitosas, formação acadêmica.
Forma de apresentação..... Painel
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