Resumo |
A organização da sociedade em redes marca o advento de um novo mundo, em que o modelo de funcionamento das relações da sociedade passa a ser pautado no padrão do meio técnico científico informacional. Este contexto direciona o funcionamento dos mecanismos de comunicação e apreensão dos conhecimentos e das informações. No entanto, juntamente com a capacidade de comunicação praticamente instantânea, o advento desta nova realidade também é marcado pelo excessivo volume de informações circulantes. Como consequência, encontra-se diante da natural incapacidade humana de apreensão completa da realidade. Paralelamente, a artificialização do tempo corrente gera também uma ampliação das vivências virtuais e um relativo afastamento do mundo real. Nesta nova situação, as pessoas tomam conhecimento acerca do mundo, muito mais a partir das informações e de um contato teórico e virtual do que a partir de uma vivência prática e concreta com o mundo. Tal situação tende a afetar principalmente os jovens, por serem o público mais propenso e envolvido no uso de tecnologias e no mundo virtual. Em âmbito escolar, é importante investigar as repercussões dessa nova realidade, buscando as interferências no processo de ensino e aprendizagem. A hipótese analisada pela pesquisa é o fato de que o excesso de informações pode promover não necessariamente o aumento do aprendizado dos estudantes, mas pode gerar, inclusive um efeito contrário. Do mesmo modo, a experiência apenas virtual das relações sociais e espaciais tende a reduzir a profundidade com que se conhece o mundo. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a realidade escolar a fim de investigar o volume de informações acessíveis aos estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa e sua possível repercussão. A metodologia adotada utilizou estudo teórico sobre o tema e realização de investigação junto ao corpo discente do COLUNI. O levantamento de dados junto aos estudantes envolveu a abordagem dos estudantes a partir da aplicação de questionários que se encontram em fase de análise para a seguir compor o resultado e conclusões da presente pesquisa. O projeto de pesquisa poderá avançar em sua investigação a partir do desenvolvimento de uma etapa complementar, para avaliar as repercussões do volume de informações na aprendizagem de conteúdos geográficos, uma vez que esta área da ciência demanda além dos contatos virtuais, uma ampla experiência com o mundo real. |