Resumo |
Esta pesquisa analisa a produção do conhecimento referente à subárea pedagógica nos Programas de Pós Graduação stricto sensu em Educação Física (EF) do Brasil. Trata-se de um mapeamento das pesquisas, produções e pesquisadores dessa subárea. Esse estudo deriva de um projeto de pesquisa mais amplo, que trata sobre a pesquisa e a produção do conhecimento em EF escolar no Brasil e apresenta as reflexões iniciais acerca da primeira etapa da pesquisa. Para o seu desenvolvimento, levantamos informações relacionadas ao período entre 2006 e 2022. Realizamos buscas nos sites da CAPES, Plataforma Sucupira e catálogo de teses e dissertações da CAPES. Mapeamos os dados categorizados considerando: número de linhas de pesquisas dos programas identificados; temáticas e objetos de investigação; número de docentes credenciados; localização geográfica dos programas. Verificou-se a existência de 37 PPG em EF no ano de 2022. Um estudo realizado entre 2006 e 2009, apontou 21 programas, ou seja, houve um aumento de 16 programas entre os períodos analisados. Há uma carência nas pesquisas, produções e pesquisadores na região Norte, uma vez que nessa região não há PPG, área de concentração e linhas de pesquisas que apontem possibilidades de pesquisa e produção em EF na subárea de interesse. Dos 37 PPG, 16 apresentam essa possibilidade e estão localizados nas regiões Sudeste (6), Sul (5), Nordeste (3) e Centro Oeste (2). As regiões Sudeste e Sul concentram cerca de 69% das pesquisas, pesquisadores e produções da subárea pedagógica. Além disso, apresentam o maior número de áreas de concentração e linhas de pesquisas nessa subárea. Já em relação às áreas de concentração, 81 foram identificadas e destas, 18 equivalem à subárea pedagógica. No que se refere às linhas de pesquisas (113), 21 revelam perspectivas de pesquisa e produção na subárea pedagógica. Ao comparar os achados com os apresentados por outros estudos, identificamos um retrocesso no que diz respeito às linhas de pesquisas dos PPG na subárea pedagógica, pois houve uma diminuição de 22 para 21 linhas. Ademais, identificamos também um total de 691 docentes credenciados nos PPG em EF do Brasil. Destes, 138 estão credenciados na subárea pedagógica. Comparado a outros trabalhos nessa temática, realizados entre os anos de 2006 e 2009, constatamos um aumento de aproximadamente 136% (398) no número de credenciados, os autores identificaram à época, 293 docentes, sendo que 49 eram credenciados na subárea pedagógica. A evolução da subárea pedagógica é incipiente em relação ao número de docentes credenciados, pois houve acréscimo de apenas 89 professores em comparação ao apresentado pelos autores. Podemos notar que ao longo dos dezesseis anos (2006 a 2022), houve um certo desenvolvimento da subárea pedagógica, porém, ela segue ocupando menores espaços dentro da PG em EF brasileira; aglutina o menor número de PPG, de áreas de concentração, de linhas de pesquisa e de número de professores. |