Resumo |
O mel possui baixo consumo per capita no Brasil em relação ao consumo mundial. Portanto, há a necessidade do desenvolvimento de novos produtos derivados do mel, que aliem aspectos de praticidade, saudabilidade e sustentabilidade, a fim de melhorar o consumo e o valor agregado do produto. O mel cremoso é uma alternativa interessante, produzido pela cristalização controlada do mel líquido, que proporciona consistência pastosa e facilidade de uso pela sua aderência e fácil espalhabilidade. Neste contexto, averiguar as expectativas do potencial mercado consumidor em relação ao mel cremoso é necessário no seu desenvolvimento e comercialização. A Associação de Palavras (AP) possibilita analisar percepções e expectativas dos consumidores em relação a estímulos verbais e/ou ilustrativos. Assim, o objetivo do trabalho foi elaborar estímulos referentes ao mel cremoso e ao mel líquido, além de validar o questionário sobre a atitude dos consumidores em relação a esses produtos, a fim de podê-los utilizá-los posteriormente em uma ampla pesquisa de mercado. Quatro estímulos (fotografias) para a realização da metodologia de AP foram produzidos: mel líquido no pote de vidro (E1), mel líquido na torrada com auxílio da colher meleira (E2), mel cremoso no pote de vidro (E3) e mel cremoso na torrada com auxílio da colher meleira (E4). Além disso, um questionário com questões sociodemográficas e outro contendo as fichas utilizadas no teste de AP foram elaborados. A primeira etapa do teste consistiu na apresentação do questionário sociodemográfico. Na segunda etapa, os participantes analisaram quatro imagens (E1, E2, E3 e E4) de tamanho 10x10 cm, impressas em papel fotográfico e plastificadas. Os respondentes foram solicitados a indicar as quatro primeiras palavras que retratavam os sentimentos, pensamentos ou associações em relação às imagens. Os questionários foram aplicados na cidade de Florestal-MG com um total de 15 consumidores de mel. A validação do questionário sociodemográfico foi realizada por meio de análise descritiva. A validação dos estímulos da AP foi realizada com o agrupamento dos termos similares em uma mesma categoria por meio da técnica de triangulação e pela formação tabelas de frequência absolutas de cada categoria. Os consumidores foram em sua maioria do sexo feminino (60%), solteiros (66,7%), com ensino médio completo (80%), com renda de até 3 salários mínimos (53,3%) e com idade entre 18 e 55 anos (média de 27,3 anos). Todos os respondentes consideraram que as perguntas dos questionários eram claras e objetivas. Foram obtidas 60 palavras por estímulo, totalizando 240 palavras categorizadas em 15 categorias principais. O E1 foi associado principalmente à categoria apicultura e derivados, o E2 às categoria diferente e cor, o E3 às categorias comida e bebida e sabor e o E4 à categoria textura. Assim, os estímulos e questionários se mostraram adequados à utilização na pesquisa em relação à atitude dos consumidores de mel e mel cremoso. |