"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18363

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência e tecnologia de alimentos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Luiz Antônio Antunes Brito
Orientador VANELLE MARIA DA SILVA
Outros membros Ana Gabriele Assis Pereira, Ana Luiza Alves Souza, Laura Emily dos Santos, Yasmim Dos Santos Souza
Título Validação do questionário de Associação de Palavras sobre a atitude dos consumidores em relação ao mel cremoso
Resumo O mel possui baixo consumo per capita no Brasil em relação ao consumo mundial. Portanto, há a necessidade do desenvolvimento de novos produtos derivados do mel, que aliem aspectos de praticidade, saudabilidade e sustentabilidade, a fim de melhorar o consumo e o valor agregado do produto. O mel cremoso é uma alternativa interessante, produzido pela cristalização controlada do mel líquido, que proporciona consistência pastosa e facilidade de uso pela sua aderência e fácil espalhabilidade. Neste contexto, averiguar as expectativas do potencial mercado consumidor em relação ao mel cremoso é necessário no seu desenvolvimento e comercialização. A Associação de Palavras (AP) possibilita analisar percepções e expectativas dos consumidores em relação a estímulos verbais e/ou ilustrativos. Assim, o objetivo do trabalho foi elaborar estímulos referentes ao mel cremoso e ao mel líquido, além de validar o questionário sobre a atitude dos consumidores em relação a esses produtos, a fim de podê-los utilizá-los posteriormente em uma ampla pesquisa de mercado. Quatro estímulos (fotografias) para a realização da metodologia de AP foram produzidos: mel líquido no pote de vidro (E1), mel líquido na torrada com auxílio da colher meleira (E2), mel cremoso no pote de vidro (E3) e mel cremoso na torrada com auxílio da colher meleira (E4). Além disso, um questionário com questões sociodemográficas e outro contendo as fichas utilizadas no teste de AP foram elaborados. A primeira etapa do teste consistiu na apresentação do questionário sociodemográfico. Na segunda etapa, os participantes analisaram quatro imagens (E1, E2, E3 e E4) de tamanho 10x10 cm, impressas em papel fotográfico e plastificadas. Os respondentes foram solicitados a indicar as quatro primeiras palavras que retratavam os sentimentos, pensamentos ou associações em relação às imagens. Os questionários foram aplicados na cidade de Florestal-MG com um total de 15 consumidores de mel. A validação do questionário sociodemográfico foi realizada por meio de análise descritiva. A validação dos estímulos da AP foi realizada com o agrupamento dos termos similares em uma mesma categoria por meio da técnica de triangulação e pela formação tabelas de frequência absolutas de cada categoria. Os consumidores foram em sua maioria do sexo feminino (60%), solteiros (66,7%), com ensino médio completo (80%), com renda de até 3 salários mínimos (53,3%) e com idade entre 18 e 55 anos (média de 27,3 anos). Todos os respondentes consideraram que as perguntas dos questionários eram claras e objetivas. Foram obtidas 60 palavras por estímulo, totalizando 240 palavras categorizadas em 15 categorias principais. O E1 foi associado principalmente à categoria apicultura e derivados, o E2 às categoria diferente e cor, o E3 às categorias comida e bebida e sabor e o E4 à categoria textura. Assim, os estímulos e questionários se mostraram adequados à utilização na pesquisa em relação à atitude dos consumidores de mel e mel cremoso.
Palavras-chave Apicultura, Pesquisa de Mercado, Categorias
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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