"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18346

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jeanluca Martins de Abreu
Orientador PEDRO MOISES DE SOUSA
Título Poké prog: Elaboração de jogo digital voltado para o ensino de programação
Resumo Nos tempos atuais, jovens, crianças e adultos passam horas do seu dia desfrutando de jogos digitais. Essas práticas tornaram-se comuns como forma de entretenimento. Dentro das escolas, o uso de jogos já tem se mostrado eficaz para auxiliar os estudantes a absorverem os conteúdos abordados pelas disciplinas. O ensino de programação ainda é pouco visado nessas instituições, e no Brasil, a taxa de reprovação e desistência nos cursos superiores da área de TI tem crescido cada vez mais. Os alunos apresentam constantes dificuldades em absorver os conteúdos apresentados pelas disciplinas introdutórias de lógica de programação e programação. Em contrapartida, a demanda por profissionais da área de TI vem aumentando em uma forte crescente. Esse é um mercado onde o domínio sobre linguagens de programação é fortemente requisitado. Poké Prog é um jogo digital desenvolvido com o objetivo de ajudar estudantes do ensino fundamental e médio a aprenderem os conceitos básicos de programação. No jogo, os jogadores são convidados a explorar uma cidade fictícia chamada de Prógdeia, visitando oito pontos diferentes da região, onde em cada um deles os jogadores encontram conteúdos relacionados à programação, como variáveis, strings, estruturas de decisão e repetição, vetores, funções, recursividade e tratamento de exceções. A história do jogo é construída em torno dos personagens da famosa franquia Pokémon. O desenvolvimento do jogo foi realizado utilizando as tecnologias HTML, CSS e JavaScript e posteriormente portado para ambiente desktop utilizando o framework Electron. A eficácia do projeto foi avaliada por meio de testes realizados com turmas do ensino fundamental e alunos da disciplina SIN 110 - Programação I na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Os resultados foram obtidos por meio de quizzes e testes de usabilidade baseados em materiais disponibilizados pela literatura. Os participantes demonstraram um alto nível de satisfação com o jogo, com a maioria atribuindo notas entre 4 e 5 em uma escala de 1 a 5 durante os testes realizados.
Palavras-chave tecnologia, programação, desenvolvimento de jogos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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