Resumo |
As atividades extracurriculares e as vivências no ambiente das instituições de ensino superior possuem grande relevância para a formação acadêmica de estudantes do Ensino Médio, principalmente, quando causam percepções positivas, ajudando na escolha de futuras profissões. Desse modo, o Programa de Educação Tutorial-PET/Biologia da Universidade Federal de Viçosa vem desenvolvendo, desde 2008, uma parceria com uma escola pública de Cajuri/Minas Gerais, que permite estreitar laços entre universidade e comunidade. O objetivo deste trabalho é relatar uma atividade que permitiu aos alunos realizarem práticas sobre diferentes temas biológicos, atendendo a uma demanda da professora responsável pelas turmas. A atividade envolveu 136 alunos das três séries do Ensino Médio e três visitas ao Laboratório de Microscopia do Departamento de Biologia Geral. Nestas visitas, os estudantes montaram lâminas não-permanentes para observação de uma célula vegetal e do processo de “ciclose” (folha de Elodea) e de diferentes formas de microrganismos (água de um lago). Eles também prepararam um esmagamento de raiz de cebola, que foi submetido a Reação de Feulgen, para observar as diferentes fases da mitose e, em grupos, montaram diferentes cariótipos humanos, a fim de entender sua importância, como por exemplo, no diagnóstico de diferentes síndromes. Ao final da visita, os estudantes receberam um formulário avaliativo e a análise deste questionário demonstrou que todos gostaram das atividades desenvolvidas e de estarem em um ambiente universitário. Além disso, todos concordaram que as práticas os ajudaram a entender o conteúdo teórico visto em sala de aula e que os recursos didáticos utilizados e as explicações dos petianos foram ótimas, durante a atividade. Ressalta-se que as sete professoras que acompanharam os alunos nas visitas também responderam a um questionário avaliativo, informando que a didática e metodologia dos petianos foram esclarecedoras e que as aulas foram muito significativas para os alunos. Elas também ressaltaram a dedicação dos petianos em esclarecer as dúvidas dos alunos sobre os conteúdos que estavam sendo abordados e sobre o ambiente universitário. Dessa forma, concluímos que a realização de atividades extracurriculares pode ser utilizada como forma de ação afirmativa, tendo em vista que os estudantes destacaram a importância dos contatos com os petianos e com profissionais da UFV como pontos positivos da atividade. Adicionalmente, como esses momentos funcionam como estímulo ao acesso ao ensino superior, ao investir em atividades extracurriculares, a universidade pública favorece oportunidades aos estudantes de Viçosa e região. Ademais, é importante ressaltar a importância destas atividades para os petianos, pois as mesmas complementam sua formação profissional e cidadã, reforçando o interesse por ações em prol da comunidade local. |