"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18330

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC, UFV
Primeiro autor Pedro Otávio Magalhães Pereira
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Giovanna de Castro Rodrigues, João Victor Araújo Silva, Luis Miguel Ribeiro de Almeida, Maxwell Douglas Crispim Borges, Stephanny Oliveira Silva, Suelen Chaves Fernandes, Thiago Augusto Barbosa
Título Além do quadro-negro: benefícios da extensão universitária para estudantes do Ensino Médio e Superior
Resumo As atividades extracurriculares e as vivências no ambiente das instituições de ensino superior possuem grande relevância para a formação acadêmica de estudantes do Ensino Médio, principalmente, quando causam percepções positivas, ajudando na escolha de futuras profissões. Desse modo, o Programa de Educação Tutorial-PET/Biologia da Universidade Federal de Viçosa vem desenvolvendo, desde 2008, uma parceria com uma escola pública de Cajuri/Minas Gerais, que permite estreitar laços entre universidade e comunidade. O objetivo deste trabalho é relatar uma atividade que permitiu aos alunos realizarem práticas sobre diferentes temas biológicos, atendendo a uma demanda da professora responsável pelas turmas. A atividade envolveu 136 alunos das três séries do Ensino Médio e três visitas ao Laboratório de Microscopia do Departamento de Biologia Geral. Nestas visitas, os estudantes montaram lâminas não-permanentes para observação de uma célula vegetal e do processo de “ciclose” (folha de Elodea) e de diferentes formas de microrganismos (água de um lago). Eles também prepararam um esmagamento de raiz de cebola, que foi submetido a Reação de Feulgen, para observar as diferentes fases da mitose e, em grupos, montaram diferentes cariótipos humanos, a fim de entender sua importância, como por exemplo, no diagnóstico de diferentes síndromes. Ao final da visita, os estudantes receberam um formulário avaliativo e a análise deste questionário demonstrou que todos gostaram das atividades desenvolvidas e de estarem em um ambiente universitário. Além disso, todos concordaram que as práticas os ajudaram a entender o conteúdo teórico visto em sala de aula e que os recursos didáticos utilizados e as explicações dos petianos foram ótimas, durante a atividade. Ressalta-se que as sete professoras que acompanharam os alunos nas visitas também responderam a um questionário avaliativo, informando que a didática e metodologia dos petianos foram esclarecedoras e que as aulas foram muito significativas para os alunos. Elas também ressaltaram a dedicação dos petianos em esclarecer as dúvidas dos alunos sobre os conteúdos que estavam sendo abordados e sobre o ambiente universitário. Dessa forma, concluímos que a realização de atividades extracurriculares pode ser utilizada como forma de ação afirmativa, tendo em vista que os estudantes destacaram a importância dos contatos com os petianos e com profissionais da UFV como pontos positivos da atividade. Adicionalmente, como esses momentos funcionam como estímulo ao acesso ao ensino superior, ao investir em atividades extracurriculares, a universidade pública favorece oportunidades aos estudantes de Viçosa e região. Ademais, é importante ressaltar a importância destas atividades para os petianos, pois as mesmas complementam sua formação profissional e cidadã, reforçando o interesse por ações em prol da comunidade local.
Palavras-chave atividades extracurriculares, ações afirmativas, formação cidadã
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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