Resumo |
Descrição central do tema: Construção de uma cartilha instrucional sobre a prevenção e o manejo de lesões cutâneas crônicas. Público alvo: Profissionais de enfermagem inseridos na Atenção Primária à Saúde (APS). Justificativa: As lesões cutâneas estão associadas à dor e ao comprometimento da qualidade de vida dos indivíduos que a desenvolvem. As principais pessoas afetadas são os idosos devido às alterações estruturais, numéricas e funcionais dos componentes das três camadas da pele, levando mais tempo para alcançar a cicatrização. Nesse contexto, e tendo em vista o papel significativo da enfermagem na restauração das funções e qualidade de vida do paciente, é desejada a busca por evidências científicas que abordem sobre práticas seguras da enfermagem para prevenção e manejo de lesão no contexto da APS. Objetivos: Relatar a experiência de uma estudante de graduação do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa na construção de uma cartilha instrucional para profissionais de enfermagem inseridos na APS sobre prevenção e manejo de lesões cutâneas crônicas em idosos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca da construção de uma cartilha. O material foi construído entre fevereiro e maio de 2023, utilizando o programa Canva. O conteúdo foi obtido a partir de uma revisão integrativa da literatura, e a análise desse conteúdo foi feita por um profissional com expertise na temática, antes que o material fosse disponibilizado ao público-alvo (profissionais de enfermagem da APS). Resultados: A cartilha foi elaborada para ser um direcionamento sobre o assunto lesões crônicas, criando-se uma sequência de organização e apresentação com os seguintes tópicos: o que são lesões cutâneas crônicas; tipos e causas mais comuns, epidemiologia; alterações da pele; fatores de risco; medidas para prevenção; características das lesões; atuação da enfermagem; manejo das lesões; por fim, conclusão e agradecimentos. A cartilha foi composta por 25 páginas, sendo 19 destinadas ao conteúdo, e 6 páginas pré-textuais e pós- textuais. Foram inseridas o total de 47 figuras para melhorar a compreensão dos leitores sobre o conteúdo. Conclusões: A construção da cartilha proporcionou o desenvolvimento de habilidades e competências acerca de meios de comunicação que possam ser acessíveis e intuitivos aos usuários, possibilitando um amadurecimento da escrita e aprofundamento sobre o assunto tratado. Além disso, espera-se que, com o desenvolvimento da cartilha, o material possa servir de aprendizado e instrumento de ensino para os profissionais da área, uma vez que o conteúdo abordado é ilustrativo, intuitivo e com base em dados científicos atualizados. |