Resumo |
Introdução: A puericultura é entendida como um instrumento oportuno para realização de educação em saúde e para o acompanhamento integral do crescimento e desenvolvimento infantil, visando a redução de impactos danosos à saúde da criança por meio do diagnóstico precoce.Assim, o acompanhamento integral por parte da equipe interprofissional de saúde e do cuidado continuado dentro do âmbito familiar e escolar, são importantes redes de apoio à saúde infantil, para que o cuidado se consolide. Objetivo: Relatar a execução de atividades educativas em uma creche e as consultas interdisciplinares de puericultura em uma unidade de saúde da família do município de Viçosa-MG. Ações desenvolvidas: Elaboração e execução de atividades educativas realizadas com crianças de 3 anos e 11 meses, matriculadas no centro educacional infantil filantropo do município. Ademais, são realizadas consultas de puericultura com as crianças da unidade. Resultados: Foram realizadas quatro visitas à creche até o momento, que envolveram a participação da equipe responsável pelo projeto, contendo alunos, professores e profissionais da saúde que contribuíram com as atividades. Todas as atividades tiveram como objetivo demonstrar, ensinar e estimular a prática correta ou a prevenção dos seguintes temas: higiene corporal e prevenção de piolhos, importância da vacinação, importância da prática de atividade física para promoção de saúde e prevenção da dengue. Para isso, foi desenvolvido inicialmente uma demonstração dinâmica e lúdica de todos os temas trabalhados, visando incitar a curiosidade e estimular o ensino-aprendizagem das crianças. Desse modo, com auxílio de metodologias ativas e da ludoterapia, foi ensinado sobre a forma correta da higiene corporal, importância da vacinação e da atividade física para saúde e por fim, métodos de prevenção contra a dengue. Os escolares foram estimulados a participarem ativamente em todas as atividades após demonstração do tema trabalhado. Já os atendimentos de puericultura foram realizados de forma coletiva por estudantes de enfermagem e nutrição, visando um cuidado integral e interdisciplinar. As consultas de puericultura oportunizaram uma proximidade com as crianças e seus responsáveis, permitindo a avaliação integral dos pequenos, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e um ambiente íntimo e propício para sanar dúvidas e ofertar orientações, aspirando uma melhor atenção no cuidado, facilitando a promoção do cuidado e a educação continuado. Conclusão: A realização do projeto proporciona aos participantes aprimoramentos de conhecimentos e oportunidade de vivenciar um pouco da prática profissional. Através dele, é possível observar como as práticas de educação em saúde realizadas na creche e na puericultura são importantes ferramentas para se promover saúde e prevenir agravos. Assim, ao conhecer as demandas da população atendida, é possível intervir sobre as necessidades e minimizar possíveis agravos inerentes à saúde da criança. |