"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18211

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ianca Goulart da Conceição Monteiro
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO DO PRADO
Outros membros Bianca da Silva Andre, Débora Resende Araújo Guimarães, Gabrielle Teodoro Benevides, Larissa Oliveira Ferreira de Andrade
Título A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA COLETA DO EXAME PREVENTIVO DO C NCER DE COLO DO ÚTERO (PCCU) EM UMA UNIDADE DE SAÚDE na Zona da Mata Mineira: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo Introdução: O exame colpocitológico, comumente conhecido como exame Papanicolau, é um procedimento recomendado para mulheres com idade entre 25 e 64 anos que já tiveram atividade sexual. Essa faixa etária é considerada como grupo-alvo devido à maior incidência de lesões de alto grau nessa população. A detecção precoce dessas lesões é crucial, pois possibilita um tratamento efetivo, evitando a progressão para o câncer cervical. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ao garantir uma cobertura mínima de 80% da população-alvo e oferecer um diagnóstico e tratamento adequados para casos alterados, é possível reduzir, em média, de 60 a 90% a incidência de câncer cervical invasivo. Apesar do Brasil possuir um programa de rastreamento abrangente, enfrenta altos índices de câncer de colo de útero. Vários fatores dificultam a frequência das mulheres às consultas, colocando a saúde em segundo plano. A percepção das mulheres em relação às práticas preventivas do câncer cervical varia amplamente. Enquanto algumas enxergam o exame como um ato de autocuidado, outras podem encará-lo como uma obrigação ou sentir medo e culpa associado a ele. Diante da importância desse contexto é que torna fundamental que acadêmicos de enfermagem sejam capacitados nas aulas práticas em saúde da mulher para realização desse procedimento a fim de melhorar adesão dessas mulheres.. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem que participaram do acompanhamento durante um período de tempo nos dias de atendimento ginecológico. Descrição das principais ações: Durante o período em questão, foi conduzido um acompanhamento que envolveu a análise da agenda das usuárias para identificar a presença ou ausência delas nas consultas ginecológicas. Além disso, foram levantadas dúvidas junto às funcionárias da unidade de saúde para compreender o comparecimento das pacientes e identificar as tendências de presença. Também analisamos o processo de agendamento das consultas e as estratégias adotadas para rastrear as pacientes que não compareceram. Da mesma forma, foi realizada a conscientização das pacientes que compareceram às consultas de rastreamento. Resultados alcançados até o momento: Durante nossa estadia na unidade, acompanhamos a presença das usuárias, percebendo o impacto no funcionamento e na expectativa de atendimento. Também enfatizamos a importância da conscientização sobre a prevenção de câncer de colo de útero, fornecendo panfletos informativos na sala de espera. Conclusões: A experiência dos estudantes revelou baixa participação e conscientização das mulheres nos serviços de saúde, dificultando a busca ativa de pacientes devido a imprevistos e relutância em comparecer às consultas. Isso afeta os resultados financeiros da unidade e aumenta a espera por atendimentos.
Palavras-chave Saúde da Mulher, Exame Colpocitológico, Enfermagem de Atenção Primária
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.