"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18207

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia doméstica
Setor Departamento de Serviço Social
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nathalia Dias Pereira Alves Oliveira
Orientador MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO
Outros membros LILIAN PERDIGAO CAIXETA REIS
Título Fatores de evasão de jovens com deficiência no ensino superior: uma revisão narrativa da literatura
Resumo O Brasil possui políticas públicas que visam a inclusão social e, dentre elas, as educacionais. No âmbito da educação, é possível verificar que, mesmo com os diversos esforços para ampliação das políticas educacionais, que visam o ingresso de jovens com deficiência no ensino superior, de nada adiantará, caso não sejam instrumentalizadas medidas que promovam a permanência desses jovens, no âmbito universitário. As barreiras impostas de diversas formas às pessoas com deficiência podem levar o estudante ao ato de evadir do curso, da instituição ou, até mesmo, do ensino superior. A evasão é um processo que, segundo pesquisadores e estudiosos, possui várias compreensões, bem como diversas consequências, seja para a instituição e sociedade, como também para a vida dos estudantes e seus familiares. As perdas impostas ao segmento estudantil com deficiência não se limitam àquelas originárias do próprio indivíduo, mas surgem das interrelações com as barreiras sociais, no âmbito dos espaços da cidade, na forma do comportamento para com o próximo e nas normas que regem legalmente a sociedade. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi identificar quais os fatores que levam os estudantes de graduação com deficiência à evasão escolar. Metodologicamente, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, utilizando-se da base de dados do Scientific Electronic Library Online (SciELO), apresentando recorte temporal dos últimos cinco anos, não considerando o ano de 2023, que ainda se encontra em andamento; ou seja, utilizou-se de pesquisas publicadas entre os anos de 2018 e 2022, na perspectiva de trazer para discussão do tema proposto um aporte teórico-conceitual, que culminou na seleção de sete artigos, que embasaram as discussões do trabalho. Constatou-se que é escassa a literatura que aborda, especificamente, sobre os fatores que induzem ao processo de evasão escolar de estudantes com deficiência no ensino superior, sendo a maioria dos estudos voltados para a quantificação dos números da evasão. Considera-se que esses fatores são importantes no processo de busca por mecanismos de redução da evasão; sendo importante dar voz aos envolvidos, na perspectiva de se identificar e promover estratégias que aumentem a resiliência e minimizem a evasão escolar.
Palavras-chave Pessoa com Deficiência, Ensino Superior, Evasão Escolar e Permanência.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,60 segundos.