"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18202

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tainara Batista Barros
Orientador RITA DE CASSIA DE SOUZA
Outros membros MARIA SIMONE EUCLIDES
Título Educação antirracista: reflexões e coproduções com educadores/as infantis do município de Teixeiras - MG
Resumo Compreendendo o racismo como algo estruturado em nossa sociedade e ao mesmo tempo, partindo de um compromisso ético e político e entendendo também a necessidade de fomentar maiores diálogos sobre as dimensões de raça, racismo e relações raciais na Educação Infantil, a presente pesquisa objetivou conhecer as experiências de educadores/as infantis da rede municipal da cidade de Teixeiras – MG em relação ao racismo no contexto escolar, bem como sensibilizá-los/as para atuarem na proposição de uma educação antirracista. Ancorada na proposta construcionista social de que as pessoas produzem sentidos a partir da relação com o outro, nessa pesquisa buscamos focar nas reflexões produzidas coletivamente pelo grupo. Para a construção desse trabalho, além de um estudo teórico trazendo termos e conceitos cruciais para entendermos o racismo, suas implicações no contexto educacional e o papel fundamental dos educadores no enfrentamento dessa violência, foi disponibilizado um questionário on-line via Google Forms e foram realizadas duas oficinas via Google Meet com os/as educadores/as infantis do município de Teixeiras - MG. Na primeira etapa (preenchimento do questionário), contamos com a participação de 1 educador e 24 educadoras que atuam no âmbito infantil. Já na segunda etapa foram realizadas duas oficinas: a 1ª oficina, contou com a participação de 40 pessoas. Já a 2ª oficina, contou com 25 participantes. No que diz respeito as experiências de racismo, foram relatadas nos questionários e, principalmente, nas oficinas muitas situações vivenciadas e/ou presenciadas dentro e fora do ambiente escolar, demonstrando como o racismo ainda é forte nas nossas relações e que essas situações não passaram despercebidas pelo grupo. Outro ponto relevante a ser destacado é que, a partir dos relatos de uma das educadoras, pudemos vislumbrar o quanto o racismo acarreta marcas indeléveis na vida das pessoas negras. Em relação à sensibilização, reconhecer a necessidade de uma educação antirracista e acreditar que ela é possível são pontos cruciais para que os educadores e as educadoras possam se sensibilizar e se movimentar na contramão desse sistema de opressão que é o racismo. Apesar de alguns educadores/as terem demonstrado a superação do primeiro ponto – entendendo a necessidade de uma educação antirracista – ainda é preciso superar a desesperança da parte de outros. Por fim, destacamos o papel fundamental das instituições escolares no combate ao racismo, ressaltamos que é imprescindível que os/as educadores/as tenham mais formação para tratar sobre a temática e enfatizamos a necessidade de um trabalho coletivo em âmbito municipal, estadual e federal, que possibilite mudanças no âmbito escolar, pois o racismo é um problema estrutural e para a sua desestruturação é necessária uma união que vise a construção de um sistema educacional antirracista.
Palavras-chave Educação Antirracista, Construcionismo Social, Formação de educadores/as.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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