"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18175

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Lyz Marques Portella
Orientador LUIZA CARLA VIDIGAL CASTRO
Outros membros Daniela Mayumi Usuda Prado Rocha, HELEN HERMANA MIRANDA HERMSDORFF, Sílvia Oliveira Lopes
Título Guia de Orientação para Profissionais da Atenção Primária à Saúde quanto ao Atendimento Humanizado à Pessoa com Obesidade: uma ferramenta do RENOB-MG
Resumo Introdução: A obesidade é uma condição crônica não transmissível (CCNT), caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, capaz de impactar negativamente a qualidade de vida do indivíduo, além de ser fator de risco para outras doenças. A Atenção Primária a Saúde (APS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde, é responsável por integrar serviços que incluem a prevenção, cuidado e tratamento da obesidade. Nesse âmbito, o RENOB-MG, Rede Para o Enfrentamento de Obesidade e Doenças Crônicas em Minas Gerais, oferece cursos de formação e materiais didáticos para gestores e profissionais de saúde que atuam na APS nas temáticas de manejo da obesidade. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de criação de um guia de orientação para profissionais da Atenção Primária à Saúde quanto ao atendimento humanizado à pessoa com obesidade. A metodologia para a execução da proposta consistiu em uma revisão narrativa acerca de estratégias para o atendimento humanizado à pessoa com obesidade, em acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH). A pergunta norteadora da revisão foi “como o atendimento humanizado pode auxiliar no manejo da obesidade?”. Resultados: a estruturação do Guia se deu em três eixos considerados importantes no campo do atendimento em saúde, sendo: EIXO I - a linguagem verbal, que propõe uma comunicação atenciosa e respeitosa, por meio de uma linguagem acessível e genuína a fim de auxiliar a pessoa com obesidade a descrever sua vivência, priorizando o que ele pensa e sente; EIXO II - a linguagem corporal (não-verbal), referida a demonstrações de cuidado e atenção através de expressões faciais amistosas, toque delicado, postura ereta e uso de vestes e higiene pessoal adequadas; EIXO III - ambiência, que traz uma perspectiva voltada ao controle de fontes de ruído, respeito à privacidade e manutenção de um ambiente organizado e limpo. Conclusões: O “Guia de Orientação para Profissionais da Atenção Primária à Saúde quanto ao Atendimento Humanizado à Pessoa com Obesidade” é uma ferramenta que visa propiciar um aprimoramento contínuo dos profissionais e valorizar a dimensão humana e subjetiva presente no ato de assistência à saúde na APS e, assim, proporcionar melhores resultados para o cuidado e a prevenção da obesidade. Novos estudos deverão ser realizados para a validação do Guia na rotina de atendimento à pessoa com obesidade. Apoio: Fapemig (CDS-APQ 03954-22) e CNPq/MS/SAPS/DEPROS (442317/2020-4).
Palavras-chave Obesidade, humanização, atendimento
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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