"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18132

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ester Lago da Cunha
Orientador THAMIRIS CALEGARI RODRIGUES
Título O Professor de Arte Polivalente - desafio docente
Resumo Conforme o Ministério da Educação, a Lei 13278/2016 torna obrigatório no componente curricular de Artes do ensino básico, as quatro linguagens artísticas, sendo elas: Dança, Teatro, Música e Artes Visuais. Assim, é possível que projetos de ensino como a residência pedagógica núcleo de Artes, que pertence ao curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Viçosa, esteja presente em qualquer instituição de ensino básico pública, contribuindo para a democratização da Arte. Entretanto, o que não fica claro na lei, é se as escolas precisam ter docentes específicos para cada uma das quatro linguagens, ou se um único professor deve obrigatoriamente lecionar sobre as quatro linguagens. O que faz com que estes professores se tornem polivalentes como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1971, conforme Pereira (2017). Durante todo o primeiro semestre de 2023 estive presente atuando como residente no colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa o Coluni atuando no núcleo de aulas de Artes, acompanhei a preceptora Danielle Rodrigues de Moraes que é formada em licenciatura em Teatro. Durante todas as aulas do primeiro ano do ensino médio os conteúdos foram ligados a sua área de formação, ou seja, o teatro. Já no segundo ano do ensino médio a docente atuou como uma professora polivalente. A professora Danielle trabalhou com aulas de música nas quatro turmas dos segundos anos e ao final do primeiro bimestre letivo, fez uma apresentação para toda a escola. Os desafios e as problemáticas tiveram início logo na escolha das músicas, uma vez que apresentavam dificuldades diferentes, como por exemplo, sustentação das notas e o ritmo. As músicas escolhidas foram: Turma A “Águas de março” de Tom Jobim, Turma B “ Para melhorar “ de Marisa Monte, Seu Jorge e Flor, Turma C “Maria Maria” Milton Nascimento e Turma D “Descobridor dos sete mares” Tim Maia. Por meio de relatos de experiências nas observações das aulas de artes do segundo ano do ensino médio no CAp-Coluni, no qual a professora teve que lecionar aula de canto e música, e das reflexões proporcionadas por teóricos da área, discuto sobre as problemáticas de um ensino de Arte polivalente uma vez que, apesar das quatro linguagem integrarem Arte, todas são áreas do conhecimento com conteúdos e especificidades muito diferentes. Afinal como se torna possível um trabalho de excelência se professores de artes não atuam na área de suas formações.
Palavras-chave Arte, Educação, Polivalência
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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