Resumo |
A expansão da globalização mundial, permitiu com que diferentes culturas começassem a conviver entre si, ocasionando o surgimento do multiculturalismo no mundo. Na particularidade brasileira, têm-se a colonização do Brasil, como sendo a responsável pela miscigenação de culturas e crenças. Sabe-se que, é no âmbito educacional em que as principais diferenças culturais colidem-se. As instituições de ensino, possuem o currículo escolar como sendo o agente capaz de atuar na articulação entre as culturas do mundo com a cultura da escola, sendo portanto, um instrumento de fundamental importância para a garantia do respeito entre todas as culturas. Entretanto, o multiculturalismo vem se apresentando como sendo um dos principais motivos para o aumento da evasão escolar no Brasil, o que faz com que seja necessário analisar como vem sendo adotado o multiculturalismo nos currículos escolares. Diante disso, o objetivo deste estudo é averiguar se as escolas que têm adotado um currículo multicultural têm alcançado uma redução na evasão escolar. Para isso, pretende-se investigar qual a região brasileira em que se apresenta o maior número de culturas distintas, para assim, selecionar as cidades que serão estudadas, através de uma amostragem aleatória simples. A partir da definição das cidades que farão parte deste estudo, caberá ao pesquisador, investigar os currículos escolares de todas as escolas públicas dos municípios. Estes currículos escolares serão investigados a partir dos anos de 1990, período o qual ocorreu a redemocratização do Brasil, que teve a educação como confirmada como o primeiro dos direitos sociais, e início de um caráter mais pluralista nas instituições de ensino. É importante destacar que, todos estes currículos serão analisados seguindo um referencial teórico- metodológico de caráter marxista. Ademais, pretende-se realizar entrevistas com os diretores das escolas que serão analisadas, de modo a compreender os objetivos centrais do currículo escolar. Por fim, cabe ressaltar que, a pesquisa ainda está em curso, e portanto, não se tem resultados e conclusões até o presente momento. |