"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18087

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Dara Tatiane Gonçalves Sousa
Orientador FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI
Outros membros Arthur Lopes da Silva, Arthur Viana Vieira, DANIELA GOMES ROSADO
Título Avaliação do Programa de Esporte e Lazer na UFV - PELU e sua influência na comunidade acadêmica
Resumo Introdução: O Programa de Esporte e Lazer na UFV-PELU, é uma política pública voltada para promoção de práticas corporais para população viçosense. Realizado na Universidade Federal de Viçosa e coordenado pela Divisão de Esporte e Lazer - DLZ. O PELU atende 970 alunos entre estudantes, funcionários e pessoas não vinculadas à UFV, distribuídos em 37 turmas de 15 modalidades esportivas e 4 estilos de dança. Ao final de cada semestre é feita uma avaliação das aulas e dos monitores. Objetivos: Apresentar os resultados das avaliações dos beneficiários em relação ao PELU, considerando sua participação nas aulas, bem como a atuação dos monitores. Descrição das principais ações: Foi aplicado um questionário pelo google forms com 09 questões objetivas e 01 subjetiva aos participantes de forma não obrigatória e sem identificação. A partir das respostas coletadas, os dados foram interpretados a fim de identificar suas opiniões na qualidade das aulas, dos monitores e dos benefícios percebidos na saúde física e mental. Resultados alcançados até o momento: No presente momento, 369 participantes do PELU responderam ao questionário. Em relação à questão da qualidade das aulas, os resultados foram 91,9% “Muito Boa”, 7,6% “Boa” e 0,3% “Regular e Ruim”. Na questão da qualidade do monitor, 94,3% “Muito Bom”, 4,9% “Bom” e 0,8% “Regular” foram os resultados encontrados. Em relação aos benefícios à saúde física e mental percebidos através das práticas, 99,2% dos participantes relataram que “Sim”, para os efeitos positivos e 0,8% “Sem condições de opinar”. Ainda sobre as contribuições para a melhoria da qualidade de vida e/ou bem estar emocional dos envolvidos, 96,2% consideraram como 4 ou 5, em uma escala de 1 a 5, onde 1 não contribuiu em nada, e 5 contribuiu muito. Destacando algumas sugestões realizadas, a demanda de mais dias de aula durante a semana e mais variedade de horários foram as mais frequentes. Conclusão: A partir das respostas descritas acima, foi verificado a satisfação da maioria dos alunos em relação às aulas e aos monitores, que têm se mostrado preparados e capacitados para o cumprimento de suas funções no planejamento e aplicações das aulas, atendendo as individualidades do grupo e estabelecendo boas relações com os participantes. Os beneficiários indicaram ainda que, a prática trouxe benefícios para sua própria saúde física e principalmente mental, melhorando consideravelmente a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. Com isso, podemos concluir que o PELU, atua de forma efetiva no atendimento ao público em relação a oferta de possibilidades de diferentes práticas de lazer, alcançando o objetivo principal de viabilizar a melhora na saúde dos beneficiários, sendo importante a expansão do programa para atender maiores demandas.
Palavras-chave Saúde, Lazer, Universitário
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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