Resumo |
No ano de 2004 foi criado o termo “Cidades Criativas” de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) com o objetivo de promover a integração das cidades, seu desenvolvimento urbano sustentável, valorizar a cultura local e também a economia criativa, sendo através dos sete campos criativos, como o artesanato, arte popular, artes midiáticas, design, literatura, gastronomia, cinema e música. Dessa forma, no Brasil a primeira cidade a introduzir-se nessa Rede foi a cidade de Florianópolis/SC que por seu excelente histórico com a gastronomia foi agraciada com o título de Cidade Criativa da Gastronomia, juntamente com o município Curitiba/PR que no mesmo ano de 2014, tornou-se a cidade criativa do design. Dentro desse viés, a revisão literária feita foi baseada na gastronomia, englobando quatro cidades que integram e levam o nome de cidades criativas com esse foco no Brasil, sendo elas com Florianópolis (SC), Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Paraty (RJ). Tais informações foram baseadas em revisões sistemáticas, sendo 75 artigos verificados e apenas 33 classificados para análise por se tratar de publicações feitas em revistas. Dentro disso, o maior foco foi enunciar as que continham as seguintes palavras chaves: governança, cidades criativas e gastronomia. Isto posto, essas cidades ao conquistarem tão renomado título, possuem o dever de sustentar o nome com a realização de projetos que promovam a economia criativa através da gastronomia, além de proporcionarem o estímulo da autonomia da comunidade e assim contribuir positivamente ao município. Diante disso, percebe-se que para os autores como Marques (2013), o conceito de governança multinível pode ser descrito de duas formas principais: democratização (participação social) e eficiência do Estado, mostrando que, conceitos opostos se complementam no viés social. Isso de fato é verídico, uma vez que, ao investirem nas cidades de modo geral, novas oportunidades surgem com o fortalecimento cultural como dito por Santos, Pinto e Guerreiro (2016), a gastronomia pode ser entendida como enriquecimento cultural ao descobrir novos sabores, memórias e também através de alimentos, cheiros e sabores. Além de ser importante valorizar as pessoas que abraçam os projetos fornecidos em prol da população, como é o caso da Associação FloripAmanhã que além de incentivar a promoção de uma cidade melhor, mais criativa, inovadora e sustentável, também possui a promoção de criar um prêmio destinado aos melhores restaurantes de Florianópolis e outros projetos de viés gastronômico. Isso é de suma importância, uma vez que, é escassa a ajuda governamental nesses projetos que são de extensiva mudança social. Projetos desse viés são muito importantes para a população, pois além de valorizar o município com visibilidade, traz consigo o desenvolvimento econômico e social. |