ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | THAIS MACEDO PONTES |
Orientador | RITA DE CASSIA DE SOUZA |
Título | Possibilidades e limites da mediação de conflitos no ambiente escolar |
Resumo | A mediação de conflitos é uma ferramenta do campo jurídico usada para solucionar confrontos, desentendimentos ou opiniões divergentes entre duas partes, pessoas ou grupos, sobre um determinado tema, através da atuação do mediador. Esse mecanismo vem sendo utilizado no âmbito educacional como forma de mediar e pacificar os conflitos, que são inerentes a uma vida democrática e fomentam o encontro de experiências divergentes e a possibilidade de rever-se opiniões, aprender com eles. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva conhecer e analisar como a mediação de conflitos escolares tem sido estudada e aplicada nas escolas brasileiras e, para tal, foi utilizado o método de revisão de literatura. Foi feita uma pesquisa nos principais portais de publicação de textos científicos, buscando a expressão “mediação de conflitos” e selecionado os descritores “Brasil”, “educação” e “língua portuguesa”, não sendo utilizada referência de data. A partir dos resultados, foi feita a seleção de 20 artigos que se encaixavam nessas características e discorriam do tema proposto. Como a pesquisa encontra-se em andamento, observou-se como resultados preliminares dessas leituras que 16 dos 20 textos foram publicados nos últimos dez anos, principalmente depois de 2018, o que demonstra a necessidade e possibilidade atuais de debater e refletir acerca dos usos práticos e teóricos da mediação de conflitos na escola, e que a maioria, 11 dos 20 artigos, trata da teoria e não da aplicação direta da mediação no ambiente acadêmico. Além disso, notou-se que ainda persiste um estereótipo negativo do conflito na escola, principalmente por parte dos docentes, que muitas vezes não sabem lidar com essas divergências, mostrando-se relevantes os programas que incentivam a reflexão e a capacitação dos professores na prática da mediação. Por fim, percebeu-se que os alunos avaliaram positivamente as intervenções desse tipo que foram feitas nas instituições educacionais que frequentavam, revelando uma melhora no processo de ensino-aprendizagem e de convivência social na escola. As primeiras conclusões são que, além de estudar teoricamente a mediação de conflitos, é imprescindível que, para entendê-la como ferramenta social de pacificação de conflitos na escola, também sejam feitas mais pesquisas empíricas. Além disso, percebe-se que essas investigações devem ser inseridas na realidade do conflito e dos atores escolares, até para validar o processo de conceituação. Por fim, serão feitas mais análises com o desenvolvimento da pesquisa, mas conclui-se que é necessário conhecer os limites da aplicação dessa ferramenta e os efeitos para os alunos e os professores. |
Palavras-chave | mediação, conflitos, educação |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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