"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 18017

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Priscila Resende Silveira
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Outros membros GLENDA SAMARA DIAS SANTOS, RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Título Universidade das Crianças e o papel do “Intelectual Orgânico” como intersecção entre Universidade Pública e Educação Básica
Resumo Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil

A Universidade das Crianças (UC - UFV) é um projeto de extensão que atua inicialmente no 3° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Effie Rolfs (campus universitário da Universidade Federa de Viçosa - UFV). A proposta tem por finalidade estimular e valorizar os diversos questionamentos das crianças sobre diferentes temas do conteúdo de Ciências e promover a interação entre a comunidade científica da UFV e a escola. Os temas extrapolam o currículo formal, criando atmosferas entre os espaços universitários e o espaço escolar, tendo como ponto de partida o senso comum e o conhecimento de mundo das crianças. O objetivo é que o saber produzido dentro da Universidade Pública seja apropriado e transformado pela comunidade local. A professora regente da turma da Educação Básica é um membro do projeto que desenvolve o papel de intersecção entre as perspectivas das duas instituições dentro da proposta extensionista. A regente atua com o apoio da equipe gestora da escola, agregando nos aspectos didáticos e metodológicos adequando-os aos tempos, espaços, currículo e calendário escolares, observando também o nível de desenvolvimento das crianças atendidas. A professora regente se aproxima do conceito de intelectual orgânico, proposto pelo filósofo marxista italiano Antônio Gramsci. Esse conceito foi criado por Gramsci para designar aqueles que atuam para criar, junto à sociedade, a consciência correspondente aos interesses das classes que representam (GRAMSCI, 2004). Nesse sentido, a há uma proposta de integração social entre a sociedade e a educação escolar e superior com o objetivo de elevar o nível intelectual das massas, desenvolvendo uma concepção de mundo que seja coerente, articulada e orgânica para que se torne hegemônica. O processo de elevação da cultura de massa nesse projeto se dá também numa relação pedagógica professor -aluno na qual a professora constrói diariamente uma postura científica e questionadora da realidade com os alunos. Nesse sentido cria-se, uma relação mais democrática entre Escola e Universidade Pública na qual as crianças das camadas populares se inserem num projeto de futuro, de protagonismo e de produção do conhecimento das massas.
Palavras-chave Educação, Universidade, Ciência
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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