Resumo |
Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil
A Universidade das Crianças (UC - UFV) é um projeto de extensão que atua inicialmente no 3° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Effie Rolfs (campus universitário da Universidade Federa de Viçosa - UFV). A proposta tem por finalidade estimular e valorizar os diversos questionamentos das crianças sobre diferentes temas do conteúdo de Ciências e promover a interação entre a comunidade científica da UFV e a escola. Os temas extrapolam o currículo formal, criando atmosferas entre os espaços universitários e o espaço escolar, tendo como ponto de partida o senso comum e o conhecimento de mundo das crianças. O objetivo é que o saber produzido dentro da Universidade Pública seja apropriado e transformado pela comunidade local. A professora regente da turma da Educação Básica é um membro do projeto que desenvolve o papel de intersecção entre as perspectivas das duas instituições dentro da proposta extensionista. A regente atua com o apoio da equipe gestora da escola, agregando nos aspectos didáticos e metodológicos adequando-os aos tempos, espaços, currículo e calendário escolares, observando também o nível de desenvolvimento das crianças atendidas. A professora regente se aproxima do conceito de intelectual orgânico, proposto pelo filósofo marxista italiano Antônio Gramsci. Esse conceito foi criado por Gramsci para designar aqueles que atuam para criar, junto à sociedade, a consciência correspondente aos interesses das classes que representam (GRAMSCI, 2004). Nesse sentido, a há uma proposta de integração social entre a sociedade e a educação escolar e superior com o objetivo de elevar o nível intelectual das massas, desenvolvendo uma concepção de mundo que seja coerente, articulada e orgânica para que se torne hegemônica. O processo de elevação da cultura de massa nesse projeto se dá também numa relação pedagógica professor -aluno na qual a professora constrói diariamente uma postura científica e questionadora da realidade com os alunos. Nesse sentido cria-se, uma relação mais democrática entre Escola e Universidade Pública na qual as crianças das camadas populares se inserem num projeto de futuro, de protagonismo e de produção do conhecimento das massas. |