"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17999

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lorena Gonçalves Godoi
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Danielle Batista Moreira da Silva Paiva, Josiane Cristina Dalavali, Marina Pinto Viana, Priscila Resende Silveira
Título Residência Pedagógica: Projeto de Contação de Histórias “Ruth Rocha”
Resumo O projeto "Histórias de Ruth Rocha" é uma proposta de incentivo à leitura e escrita nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental - I viabilizada pelo Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia Universidade Federal de Viçosa em 2023 até 2024. Essa proposta acontece no âmbito de cada um dos módulos com duração de 6 meses, que compõe a imersão das bolsistas em cada escola. O projeto é uma alternativa para auxiliar as escolas no desafio da alfabetização, no sentido de prevenir e/ou amenizar o problema recorrente de defasagem dos alunos no nível da escrita e leitura. A leitura, além de prazerosa, deve ser uma atividade transformadora, capaz de mudar as circunstâncias da vida. As obras de Ruth Rocha, foram elencadas a fim de oportunizar às crianças reflexões acerca do nosso papel na existência e da importância de cultivar valores como: o respeito, a responsabilidade, a curiosidade, a autoconfiança e a perseverança. As histórias da autora são de fácil acesso na plataforma youtube e compõem clássicos da literatura infantil brasileira, com linguagem simples e direta, falam do mundo infantil com encanto e instigam o senso crítico e a curiosidade das crianças. Essas histórias abordam temas que perpassam diversos conteúdos de maneira interdisciplinar. É fundamental aliar o conhecimento científico à literatura para criar nas crianças a postura de pesquisadores e cientistas, por meio de experiências que visem a observação, comprovação, experimentação e conclusão. Para que assim, a leitura da palavra leve à leitura do mundo e à leitura do mundo leva à leitura da palavra como citado por Paulo Freire. O projeto realiza contação de histórias explorando diversas técnicas de acordo com a faixa etária das crianças atendidas. Ele é realizado pelas residentes em suas respectivas escolas com o apoio das professoras regentes de turma. Após o momento de contação, as crianças são convidadas fazer releituras, recontos e desenhos das histórias. Num momento posterior são agendadas visitas aos espaços educativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o intuito de aprofundar temas que transpassam as histórias e se conectam aos conteúdos didáticos em sala de aula. Desta forma, o projeto visa estimular a leitura significativa, como ponto norteador dentro de todo o processo, no qual o educando constrói a sua compreensão da realidade, sua autonomia , cidadania e ao mesmo tempo aliar o saber científico a cultura popular infantil, valorizando os saberes da criança e fazendo uma ponte com outros conhecimentos a partir das histórias de Ruth Rocha.
Palavras-chave Educação, Ruth Rocha, Leitura
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.