"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17990

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Serviço social
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tamires Araújo Rufino
Orientador KESIA SILVA TOSTA
Outros membros Heryca Menezes Baeta, Lara Mariana Gomes Pereira
Título Formação em Serviço Social: Tripé universitário ensino, pesquisa e extensão
Resumo O estudo acerca do tripé universitário supõe compreender o ensino como o processo de ensino-aprendizagem a partir da troca de conhecimentos entre estudantes e professores. A pesquisa enquanto a produção de conhecimento científico por meio do questionamento, investigação e utilização de métodos verificáveis. A extensão como a articulação do ensino e da pesquisa a partir da comunicação com a sociedade, evidenciando suas inquietações e conhecimentos. Nessa perspectiva, o tripé universitário essencialmente a partir da sua indissociabilidade corrobora para o processo de formação do Serviço Social, visto que o mesmo configura-se enquanto profissão interventiva, em que a partir do movimento de renovação assume compromisso com a classe trabalhadora, na busca por apreender suas realidades para intervir de maneira crítica e dialética, sob a perspectiva da compreensão e intervenção nas expressões da “questão social”. Assim, esta obra objetiva enfatizar os posicionamentos do Serviço Social acerca da tríade universitária no processo de formação dos estudantes, orientada pelas diretrizes curriculares, materiais já existentes e as prerrogativas do projeto ético-político da profissão. Logo, a metodologia aqui escolhida compreende-se pela pesquisa de cunho bibliográfico, fundamentada a partir de plataformas digitais como Google Acadêmico, SciElo e revistas como Katálysis e Serviço Social & Sociedade. Tendo como nichos: tripé universitário e formação em Serviço Social. Desse modo, visto que a pesquisa encontra-se em andamento, pode-se ressaltar que o Conselho Federal de Serviço Social realizou uma campanha com o objetivo de defender e garantir a qualidade na formação em Serviço Social, referenciando a importância da escolha de instituições em que dentre outras premissas garantam ensino, pesquisa e extensão. Além disso, cabe ressaltar que as diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), reforçam o tripé universitário, bem como alguns autores reafirmam que este debate apontam para uma formação profissional de qualidade, visto que o Serviço Social configura-se como profissão interventiva, sendo necessário o embasamento teórico-metodológico alinhado a compreensão da realidade social pautado em bases científicas, mas que não negligencia as particularidades e os saberes dos sujeitos atendidos. Logo, a relevância do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação em Serviço Social, evidencia-se por permitir o amadurecimento dos futuros profissionais ao desvelar por meio da investigação as relações ocultas presentes na cotidianidade. Portanto, o ensino não limita-se a mera transmissão do saber, bem como a pesquisa e a extensão não configura-se pela supremacia acadêmica como a única detentora dos conhecimentos verídicos. Desse modo, o diálogo da universidade com a sociedade viabiliza a formação desejada conforme os parâmetros ético-políticos do Serviço Social.
Palavras-chave Tripé Universitário, Ensino Pesquisa Extensão, Serviço Social
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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