Resumo |
Este projeto, financiado pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica Júnior – BIC Jr da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) busca aprofundar os estudos realizados sobre ensino secundário praticado na Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde sua existência (meados da década de 1920), o que contribui para compreensão da história da UFV e, consequentemente, para a história da educação no Brasil. Tal pesquisa, inicialmente realizada por aluno de graduação sob orientação de uma docente do curso de Educação da UFV, com bolsa contemplada pelo PIBIC-CNPq/UFV, oportunizou a inclusão de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Viçosa em atividades de pesquisa, com vistas a ampliar as possibilidades de formação de jovens estudantes, e suas perspectivas de ingresso na Universidade. O principal objetivo é o levantamento de fontes primárias sobre o ensino secundário na UFV e por meio de pesquisa histórica e metodologia arquivística preparar os itens encontrados para difundir e promover acesso amplo aos pesquisadores. Para os itens já identificados, o levantamento do acervo ocorre por meio de busca ao instrumento provisório do Arquivo Central e Histórico da UFV, e para as fontes primárias disponíveis em caixas, ainda não tratadas, recorresse à análise manual dos documentos e a seleção e triagem dos mesmos. A principal atividade do bolsista de ensino médio, ocorre sob supervisão de um arquivista; a digitalização dos itens selecionados seguem a metodologia preconizada pelo Decreto nº 10.278 de 2020, popularmente denominado “novo decreto da digitalização”; após a preparação dos itens e sistematização esquemática, por meio de um quadro de arranjo arquivístico, foram inseridos na plataforma de acesso e difusão de acervos históricos da UFV, e se encontram disponíveis em http://atom.ufv.br/index.php/ensino-medio-e-tecnico. Os resultados quantitativos permeiam em torno do povoamento da plataforma Atom, visto que inventariamos todos os itens encontrados e já disponibilizamos representantes digitais de cerca de 40% do acervo. Os desafios, além da conclusão do restante previsto, é expandir para outros documentos, pois por meio da pesquisa e levantamento, observamos que a documentação categorizada como do ensino superior traz bastante informações sobre o ensino médio e sobre o Coluni, como por exemplo, os relatórios anuais de gestão da Universidade e outros. |