"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17961

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Augusto Fernandes Condé
Orientador JAIRO ANTONIO DA PAIXAO
Outros membros Maria Teresa Sudário Rocha
Título O papel da educação física escolar no controle do sobrepeso e obesidade juvenil na percepção de acadêmicos, professores da educação básica e professores do ensino superior: uma análise comparativa
Resumo O presente estudo descritivo-exploratório teve como objetivo identificar e comparar as percepções de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física (EF), professores de EF atuantes na educação básica (EB) e em instituições de ensino superior (IES) sobre o papel da EF no controle do sobrepeso e da obesidade juvenil. Foi utilizado o Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire, versão traduzida para o português. A amostra foi composta por 100 acadêmicos do curso de licenciatura em EF de ambos os sexos (49 homens e 51 mulheres), matriculados em IES localizadas em Minas Gerais, 15 professores de EF (8 homens e 7 mulheres), atuantes em escolas de EB, na cidade de Ouro Preto, MG, 22 professores (18 homens e 4 mulheres) atuantes em cursos de formação inicial de licenciatura em EF em IES localizadas em Minas Gerais. De acordo com os resultados, os participantes da pesquisa revelam consenso sobre a necessidade de discussão do tema sobrepeso e obesidade na população juvenil, que se acentua gradativamente em escala mundial. 69% dos acadêmicos sinalizam que as aulas de EF devem ser planejadas com foco no cuidado com a forma física. Contudo, apenas 39% dos professores de EF da EB e 31% dos que atuam em IES, concordam com essa finalidade. Diante disso, professores de EF da EB (73%) e de IES (69%) acreditam que o controle e tratamento da obesidade na escola não deveria ficar a cargo dos professores regentes. Todavia, 41% dos acadêmicos acredita ser o professor de EF o mais recomendado para lidar no controle e tratamento da obesidade na escola. No que concerne ao amparo de programas e iniciativas com essa finalidade no ambiente escolar, acadêmicos de EF (99%), professores de EF da EB (100%) professores de IES (82%), acreditam que a população juvenil obesa é capaz de obter perdas significativas de peso, bem como manter essas perdas no decurso de vida. Com relação à preparação recebida durante a formação inicial para a elaboração de programas voltados à redução do excesso de peso em jovens, 62% dos acadêmicos de EF, 80% dos professores de EF da EB e 73% dos professores de EF em IES sentem-se habilitados. Dentre as dificuldades no trato com a temática obesidade nas aulas de EF, 68% acadêmicos de EF, 72% professores da EB e 59% professores de IES acreditam ser insuficiente a carga horaria de 2 aulas semanais de EF. Outra dificuldade encontra-se nos objetivos da EF na escola, que não se limitam à perspectiva biologicista, mas também conhecimentos culturais, sociológicos, históricos e outros na formação básica dos alunos. A criação de disciplinas curriculares que discutam hábitos saudáveis pode ser uma estratégia para lidar com a temática. Os autores do presente estudo acreditam que a EF possa contribuir para o combate à obesidade, mas que aulas não devem ser centralizadas apenas no controle e tratamento da forma física.
Palavras-chave Educação Física, Escola, Obesidade juvenil.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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