"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17936

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor DANIELLE RODRIGUES DE MORAES
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Outros membros Maria de La Paz Collao Collao
Título Residência Pedagógica e a Arte Contemporânea na sala de aula
Resumo Este trabalho pretende apresentar a relação da Residência Pedagógica e o ensino de arte contemporânea com os alunos da 2ªsérie do CAp-Coluni (UFV/MG), no ano de 2023, através da disciplina eletiva “Arte Contemporânea”, integrada no currículo escolar a partir da inserção do novo Ensino Médio. As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de 1h/a, totalizando ao final do ano letivo uma carga horária de 40h/a. A residente pedagógica se faz presentes em todas as aulas, acompanhando através de observação participativa, além de ministrar algumas aulas. A disciplina busca definir o tema introduzindo as relações entre a prática artística e a reflexão crítica. Para isso possui um caráter teórico/prático, voltada para o estudo desse movimento, através das diversas linguagens artísticas (dança, música, artes visuais, teatro). O objetivo é compreender e identificar, através de um debate crítico, as diferentes propostas artísticas, aprofundando uma reflexão que pontue a ligação da arte contemporânea com a estética, com a cultura e com os aspectos sociais do mundo. Para isso, são desenvolvidas aulas expositivas, discussões de texto, fazer artístico, análise de práticas artísticas, documentários e demais materiais audiovisuais que sejam pertinentes para a compreensão do tema, nas quais os estudantes entram em contato com a teoria e tem a oportunidade de experienciar esta através de práticas artísticas. A implementação da disciplina tem como metodologia a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, que consiste na leitura, fruição, contextualização da obra de arte. Essa metodologia permite ao estudante uma relação ampla com a arte, através de uma conexão desses três elementos que podem ser trabalhados em sala de aula em diferentes momentos e sequências. Dessa forma, se concretiza uma preocupação em se buscar a relação entre o artista, a obra de arte e o aluno. A proposta de ensino de Arte contemporânea vem possibilitando que os alunos conheçam, a partir do uso de diversos materiais, suportes e espaços, os vários tipos de arte contemporânea, como a arte povera, land art, instalações artísticas, dentre outras, além de práticas artísticas vivenciadas pela pintura e construção de trabalho plástico. O vínculo entre a Residência Pedagógica e a disciplina vem sendo construído de maneira a incentivar a formação docente, tentando conduzir a licencianda a exercitar de forma ativa seu papel nesse processo. Dentro dessa relação, a proposta de ensino/aprendizagem de Arte Contemporânea busca fazer com que o estudante observe, reflita, seja crítico e que a residente possa se perceber como parte desse meio.
Palavras-chave residência pedagógica, arte contemporânea, ensino/aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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