Resumo |
Este trabalho pretende apresentar a relação da Residência Pedagógica e o ensino de arte contemporânea com os alunos da 2ªsérie do CAp-Coluni (UFV/MG), no ano de 2023, através da disciplina eletiva “Arte Contemporânea”, integrada no currículo escolar a partir da inserção do novo Ensino Médio. As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de 1h/a, totalizando ao final do ano letivo uma carga horária de 40h/a. A residente pedagógica se faz presentes em todas as aulas, acompanhando através de observação participativa, além de ministrar algumas aulas. A disciplina busca definir o tema introduzindo as relações entre a prática artística e a reflexão crítica. Para isso possui um caráter teórico/prático, voltada para o estudo desse movimento, através das diversas linguagens artísticas (dança, música, artes visuais, teatro). O objetivo é compreender e identificar, através de um debate crítico, as diferentes propostas artísticas, aprofundando uma reflexão que pontue a ligação da arte contemporânea com a estética, com a cultura e com os aspectos sociais do mundo. Para isso, são desenvolvidas aulas expositivas, discussões de texto, fazer artístico, análise de práticas artísticas, documentários e demais materiais audiovisuais que sejam pertinentes para a compreensão do tema, nas quais os estudantes entram em contato com a teoria e tem a oportunidade de experienciar esta através de práticas artísticas. A implementação da disciplina tem como metodologia a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, que consiste na leitura, fruição, contextualização da obra de arte. Essa metodologia permite ao estudante uma relação ampla com a arte, através de uma conexão desses três elementos que podem ser trabalhados em sala de aula em diferentes momentos e sequências. Dessa forma, se concretiza uma preocupação em se buscar a relação entre o artista, a obra de arte e o aluno. A proposta de ensino de Arte contemporânea vem possibilitando que os alunos conheçam, a partir do uso de diversos materiais, suportes e espaços, os vários tipos de arte contemporânea, como a arte povera, land art, instalações artísticas, dentre outras, além de práticas artísticas vivenciadas pela pintura e construção de trabalho plástico. O vínculo entre a Residência Pedagógica e a disciplina vem sendo construído de maneira a incentivar a formação docente, tentando conduzir a licencianda a exercitar de forma ativa seu papel nesse processo. Dentro dessa relação, a proposta de ensino/aprendizagem de Arte Contemporânea busca fazer com que o estudante observe, reflita, seja crítico e que a residente possa se perceber como parte desse meio. |