"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17921

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Petrina Rodrigues Soares
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros Bianca da Silva Andre, Daniela Neves Ribeiro, Flávia Galvão Cândido, Maria Izabel Silva Cordeiro, Marina Tosatti Aleixo, Melissa Marangon de Freitas, Milleny Tosatti Aleixo
Título O grupo educativo como ferramenta potente na atenção à saúde de pessoas com sobrepeso e obesidade
Resumo Introdução: a obesidade é uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo acúmulo anormal e excessivo de gordura no corpo, atingindo cada vez mais uma significativa parcela da população brasileira. Estima-se que cerca de 25,9% da população do país apresenta este agravo, configurando-o, portanto, como um problema de saúde pública. Diante deste contexto depreende-se a necessidade de se pensar ações estratégicas de saúde junto a esta população, sendo os grupos educativos uma ferramenta potente para trabalhar o manejo da doença. Objetivos: relatar a experiência da realização de grupos educativos junto a pessoas em situação de sobrepeso e obesidade atendidas em um serviço especializado em saúde de Viçosa. Descrição das principais ações: trata-se de grupos educativos que se deu no processo de execução de um projeto de extensão universitária. O mesmo é coordenado por uma docente do curso de enfermagem, estudantes da nutrição e enfermagem e profissionais da área de nutrição, enfermagem, psicologia e educação física. Os grupos ocorrem semanalmente, com a participação média de 10 pessoas. Do período de maio de 2022 a maio de 2023, as principais ações realizadas incluíram: rodas de conversa com diversos temas, os quais eram abordados de acordo com a demanda apresentada pelos participantes, como “a fisiologia da obesidade”, “macronutrientes”, “cardápio”, “a fisiologia do exercício”, “união e pertença como fatores transformadores de realidades” e “a fé como fonte de autocuidado”; práticas de autocuidado; práticas de atividade física; criação do instagram do projeto. Resultados: percebeu-se que o grupo educativo constitui-se como um espaço oportuno e motivador para que os participantes compartilhem experiências e se compreendam como sujeitos ativos em seu processo saúde-doença-adoecimento. Além disso, é notável que o grupo educativo melhorou a qualidade de vida dos participantes, através da criação de vínculos, bem como pela mudança comportamental, além de ter aumentado a autoestima e a resiliência do grupo em pauta. Conclusões: depreende-se que as atividades grupais são estratégias educativas e terapêuticas importantes no enfrentamento do excesso de peso e obesidade, devendo ser ofertada pelos serviços de saúde, juntamente com abordagens individuais, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivenciam esse agravo.
Palavras-chave Obesidade, Educação em Saúde, Interdisciplinaridade
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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