"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17900

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Hugo Rodrigo Gomes de Castro
Orientador PEDRO MOISES DE SOUSA
Título Jogos Digitais: Uma Ferramenta De Auxílio No Ensino Aprendizagem Do Ensino Fundamental E Médio
Resumo Este é um projeto de extensão universitária em andamento que tem obtido resultados promissores ao abordar a implementação de jogos digitais como ferramentas de apoio ao ensino fundamental e médio. A iniciativa é conduzida na Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba (UFV - CRP) em parceria com escolas locais, visando o desenvolvimento de jogos que estimulem e facilitem a aprendizagem de diversas disciplinas. A gamificação das aulas é utilizada como uma estratégia para diversificar as metodologias de ensino e reduzir a dependência de métodos tradicionais. Os principais objetivos do projeto envolvem o desenvolvimento de jogos educativos utilizando a Game Engine Unity, a disponibilização e apoio no uso dessas ferramentas para os professores, o incentivo aos alunos na busca pelo conhecimento e a criação de um ambiente escolar mais estimulante e divertido. Além disso, busca-se promover a troca de conhecimento, a inclusão digital, a colaboração com as escolas da região e o aprimoramento das habilidades socioemocionais dos alunos. Os resultados obtidos até o momento têm sido bastante positivos. Foram desenvolvidos jogos digitais utilizando o Unity, abordando diversas áreas de conhecimento, dentre eles: matemática, português, geografia, programação e música. Os quais foram apresentados aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e das escolas de ensino fundamental I, fundamental II e médio de Rio Paranaíba, Guarda dos Ferreiros e São Gotardo, com o apoio dos professores e das próprias instituições de ensino. Além disso, esses jogos foram exibidos e avaliados na V Mostra de Jogos na Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba, no dia 30 de junho de 2023, contando com a participação de mais de 600 alunos de 8 escolas diferentes. Esses testes confirmam que a gamificação tem sido bem-sucedida em envolver os alunos em sala de aula, gerando resultados positivos no processo de aprendizagem. Através da integração da tecnologia dos jogos digitais com o potencial educativo, o projeto busca aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma experiência enriquecedora para os alunos e promovendo a interação entre os alunos universitários, os alunos do ensino fundamental e médio, e seus respectivos professores. É importante ressaltar que a gamificação no contexto educacional possui um papel relevante, promovendo o aumento do engajamento dos estudantes, a melhoria do desempenho acadêmico e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Esses benefícios têm sido evidenciados nos resultados parciais alcançados até o momento, e esperamos que essa iniciativa continue a proporcionar um impacto positivo na educação. Para trabalhos futuros, os jogos serão aprimorados, tanto em termos de incremento de conteúdo específico de cada área quanto em relação à expansão das fases de cada jogo. Nossa meta é oferecer uma experiência educacional ainda mais abrangente e envolvente para os jogadores.
Palavras-chave Jogos, Ensino, Unity
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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