Resumo |
O presente trabalho é uma revisão de literatura integrativa sobre a assistência estudantil e seus impactos para os jovens estudantes nos Institutos Federais. Com a expansão da rede federal de educação profissional desde o ano de 2008 e considerando a diversidade do seu público, políticas públicas de assistência ao educando e o Decreto nº 7.234 de julho de 2010 que dispõe sobre o PNAES, apresentam muita relevância para o ingresso e permanência dos estudantes nestas instituições, além de impactarem na realidade das famílias atendidas. Dessa forma, foi feito um levantamento em duas bases de dados de publicações que elencassem pesquisas sobre assistência estudantil e juventude, no contexto dos Institutos Federais. Ao final selecionamos 15 trabalhos para uma análise mais detalhada. De modo geral, a revisão de literatura apontou para uma lacuna, em relação as implicações da política de assistência estudantil e seus efeitos sobre as dinâmicas e perspectivas dos grupos familiares de jovens estudantes atendidos pelas ações da assistência estudantil. Portanto, analisar as pesquisas realizadas a partir da criação dos Institutos Federais, constitui-se em uma importante ferramenta para conhecimento sobre as formas de desenvolvimento, dinâmica dos profissionais que atuam na assistência estudantil, assim como possibilita identificar as causas e variáveis de acesso, permanência e exclusão escolar/ social desses jovens estudantes. Verificou-se através dos estudos realizados que a política de assistência estudantil é colocada da perspectiva dos estudantes como sendo muito relevante ou até mesmo decisiva para o acesso e permanência destes. As pesquisas demonstram que mesmo sendo uma política muito importante, os recursos financeiros não são suficientes para o atendimento de todos os estudantes que precisam e não serem capazes de atender todas as necessidades do estudante como (moradia, alimentação, transporte, materiais e outras), caracterizando-se como uma política de caráter focalizada e emergencial. Apontam também a necessidade de rever as ações da política da assistência estudantil, para que seja superada a visão de apenas transferência de renda através dos auxílios financeiros, que muitas vezes se concentram no profissional do serviço social, enfatizando a importância do trabalho multidisciplinar no redimensionamento das ações para que possam ser mais efetivas e visem o atendimento e acompanhamento integral do estudante. |