Resumo |
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio metabólico que apresenta várias complicações, dentre elas a neuropatia periférica e o pé diabético. No contexto de organização dos serviços de saúde, o enfermeiro é um profissional estratégico no manejo do cuidado a este público. Dentro desta perspectiva, o projeto de extensão, desenvolvido pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa desde o ano de 2012 num centro de referência secundário para pessoas com doenças crônicas, tem como foco das ações promover consultas de Enfermagem aos pacientes com DM, para rastreamento de neuropatia e tratamento de úlceras diabéticas, além de ações educativas individuais e coletivas voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos. Objetivos: Realizar assistência integral de Enfermagem aos pacientes diabéticos, sob risco de desenvolver e/ou portadores de lesões cutâneas atendidos no Centro Estadual de Atenção Especializada do município de Viçosa, Minas Gerais. Descrição das principais ações: Fundação da Liga Acadêmica de Feridas UFV; atualização do instrumento de avaliação vascular; participação no curso de Boas Práticas no Tratamento de Feridas e no programa educacional Certificação Ação Combinada, voltado para o tratamento de lesões com risco ou sinais de infecção; construção de peças em impressora 3D para utilização em cursos e aulas sobre feridas; criação do subprojeto ADOTE; elaboração da ficha de acompanhamento do usuário com lesão; atendimento e realização de curativos aos pacientes com DM portadores de úlceras crônicas na “Sala do pé diabético”, com elaboração de plano de cuidados individualizado; auxílio na realização de testes para avaliação neuropática e vascular; realização de consultas de Enfermagem; reuniões com o orientador para planejamento das atividades. Resultados alcançados até o momento: Desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências importantes na formação do enfermeiro: trabalho em equipe, comunicação, habilidades para a prática educativa, planejamento, acolhimento e vínculo com os usuários, criatividade, avaliação dos resultados, melhoria do processo de trabalho no serviço, além dos conhecimentos sobre avaliação de feridas e tratamentos realizados (limpeza, desbridamento, indicação e aplicação de coberturas). Os cursos possibilitaram aprimorar e acrescentar conhecimentos, contribuindo na melhoria do cuidado prestado aos pacientes. Houve uma boa evolução no processo de cicatrização das feridas de alguns pacientes, assim como também uma maior adesão destes às medidas de controle do DM. Conclusões: A partir das práticas de educação em saúde e atendimentos realizados no serviço, é possível perceber que os usuários passam a adotar hábitos de vida mais saudáveis e tornam-se mais empoderados no seu processo de autocuidado. Para o estudante, são aperfeiçoadas as competências inscritas nos quatro pilares da educação, saber conhecer, fazer, conviver e ser, indispensáveis à prática do cuidado integral em saúde. |