"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17835

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marco Túlio da Cunha Silva Moreira
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título As contribuições do estudo de gênero como conteúdo na disciplina de Geografia na educação básica
Resumo As disposições desse trabalho têm como proposta uma análise de modo a realçar a importância da conscientização dos estudos de gênero nas escolas, como o objetivo de desenvolver um estudo dos atravessamentos de gênero e suas representações no espaço escolar,por meio de sujeitos singulares (Campos; Davi; Lemos, 2017). Essa reflexão se dá através das construções históricas e culturais desses indivíduos, em que seus corpos estão marcados por estruturas reprodutoras de preconceitos. A escolha do tema partiu de uma percepção em que questões relacionadas aos gêneros não são explícitas no ensino de Geografia ou até negligenciadas. A escola é um espaço que oferece oportunidades, formando sujeito e suas identidades. Este trabalho compreende a escola como um espaço sociocultural, onde, além dos temas trabalhados em sala de aula, os/as estudantes também aprendem sobre como viver em sociedade. Os sujeitos podem se expressar de diversas formas, por exemplo, por meio de formas estruturais de preconceito, como o machismo, a homofobia, o racismo e outras manifestações. Faz-se necessário que as escolas contenham ferramentas de modo a construir uma escola que acolha a diversidade social na perspectiva igualitária dos direitos, bem como, refletir sobre preconceitos, discriminação e todo mecanismo ideológico de opressão (Leal; Zoccal; Saba;Barros, 2017). O espaço escolar na vida do aluno é um ambiente influenciador da formação não só intelectual, mas também identitária, mostrando a necessidade de condições de acesso democráticas (Dayrell,1996). Essa pesquisa visa investigar a comunidade escolar, em geral, desde a família aos técnicos administrativos que atuam no processo de formação dos alunos. Além de gerar conhecimento sobre a importância do estudo de gênero para quem se interessa por essa abordagem, também é de fundamental importância que os sujeitos inseridos no ambiente escolar tenham conhecimento desses temas. É necessário refletir como as questões de gênero vêm sendo ensinadas nas escolas, de modo a construir cidadãos conscientes de seus espaços na tentativa de diminuir as segregações sociais. Considerando metodologias de ensino-aprendizagem que abordam essa temática no Ensino Fundamental e Médio, o presente trabalho se caracteriza como pesquisa qualitativa (Ludke; André, 1986) e utilizará de metodologias como, revisão bibliográfica, análise documental, estado do conhecimento, entrevistas e questionários para compreender melhor sobre sua proposta. Por fim, reflexões sobre algumas políticas pedagógicas educacionais e como essas dialogam com o tema. Em uma sociedade de patriarcado, como um sistema, oprime e explora grupos minoritários. A escola torna-se então uma forma de expressar tudo o que esses sujeitos estão sentindo e vivenciando. Esplendor (2009), muitas escolas dizem respeitar as diferenças, pluralidades e individualidades de todos, inclusive a aceitação da homossexualidade.
Palavras-chave Gênero, Ensino, Geografia.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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