Resumo |
As disposições desse trabalho têm como proposta uma análise de modo a realçar a importância da conscientização dos estudos de gênero nas escolas, como o objetivo de desenvolver um estudo dos atravessamentos de gênero e suas representações no espaço escolar,por meio de sujeitos singulares (Campos; Davi; Lemos, 2017). Essa reflexão se dá através das construções históricas e culturais desses indivíduos, em que seus corpos estão marcados por estruturas reprodutoras de preconceitos. A escolha do tema partiu de uma percepção em que questões relacionadas aos gêneros não são explícitas no ensino de Geografia ou até negligenciadas. A escola é um espaço que oferece oportunidades, formando sujeito e suas identidades. Este trabalho compreende a escola como um espaço sociocultural, onde, além dos temas trabalhados em sala de aula, os/as estudantes também aprendem sobre como viver em sociedade. Os sujeitos podem se expressar de diversas formas, por exemplo, por meio de formas estruturais de preconceito, como o machismo, a homofobia, o racismo e outras manifestações. Faz-se necessário que as escolas contenham ferramentas de modo a construir uma escola que acolha a diversidade social na perspectiva igualitária dos direitos, bem como, refletir sobre preconceitos, discriminação e todo mecanismo ideológico de opressão (Leal; Zoccal; Saba;Barros, 2017). O espaço escolar na vida do aluno é um ambiente influenciador da formação não só intelectual, mas também identitária, mostrando a necessidade de condições de acesso democráticas (Dayrell,1996). Essa pesquisa visa investigar a comunidade escolar, em geral, desde a família aos técnicos administrativos que atuam no processo de formação dos alunos. Além de gerar conhecimento sobre a importância do estudo de gênero para quem se interessa por essa abordagem, também é de fundamental importância que os sujeitos inseridos no ambiente escolar tenham conhecimento desses temas. É necessário refletir como as questões de gênero vêm sendo ensinadas nas escolas, de modo a construir cidadãos conscientes de seus espaços na tentativa de diminuir as segregações sociais. Considerando metodologias de ensino-aprendizagem que abordam essa temática no Ensino Fundamental e Médio, o presente trabalho se caracteriza como pesquisa qualitativa (Ludke; André, 1986) e utilizará de metodologias como, revisão bibliográfica, análise documental, estado do conhecimento, entrevistas e questionários para compreender melhor sobre sua proposta. Por fim, reflexões sobre algumas políticas pedagógicas educacionais e como essas dialogam com o tema. Em uma sociedade de patriarcado, como um sistema, oprime e explora grupos minoritários. A escola torna-se então uma forma de expressar tudo o que esses sujeitos estão sentindo e vivenciando. Esplendor (2009), muitas escolas dizem respeitar as diferenças, pluralidades e individualidades de todos, inclusive a aceitação da homossexualidade. |