"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17815

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Rayck Iury Oliveira Gonçalves
Orientador JULIANA DE OLIVEIRA TORRES
Outros membros GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI, Leonardo Silveira Goulart Silva, OSVALDO COSTA MOREIRA, Thiago Henrique Andrade Faria Vaz
Título Perfil da composição corporal de adolescentes participantes de projetos esportivos sociais do município de Florestal/MG
Resumo Introdução: A avaliação da composição corporal de adolescentes é fundamental para compreender a saúde e o bem-estar desses indivíduos. No município de Florestal, em Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, foi realizado um estudo para analisar a composição corporal de adolescentes como parte de uma iniciativa voltada para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Essa análise proporciona informações importantes para a implementação de estratégias que visam combater a obesidade infantil, prevenir doenças crônicas e melhorar a saúde geral dos jovens.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar a composição corporal de adolescentes participantes dos projetos esportivos sociais em Florestal-MG no ano de 2022.

Métodos: Para a avaliação de composição corporal, foi utilizado a balança de bioimpedância elétrica (BIA) da marca InBody, modelo 230. A estatura foi medida com o auxílio de uma fita métrica presa à parede. As avaliações foram realizadas com os participantes descalços, vestindo roupas leves, sem qualquer objeto metálico no corpo e seguindo a posição padrão recomendada pelo fabricante. As variáveis avaliadas foram: estatura, massa corporal (MC), índice de massa corporal (IMC), massa gorda (MG), percentual de gordura corporal (%GC), massa muscular esquelética (MME), massa livre de gordura (MLG) e massa de água corporal total (ACT). Para traçar o perfil dos participantes ao final do ano de 2022, os resultados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, como média e desvio padrão.

Resultados: Um total de 30 alunos de projetos esportivos sociais foram avaliados, com média de idade de 12,23 ± 2,45 anos, sendo 21 (70%) do sexo masculino e 9 (30%) do sexo feminino. Por meio das avaliações da BIA, foram obtidos os seguintes valores médios: estatura de 156,13 ± 15,15 cm, MC de 48,00 ± 15,40 kg, IMC de 19,26 ± 3,60 kg/m², MG de 9,19 ± 7,87 kg, %GC de 18,00 ± 9,55%, MME de 21,12 ± 6,48 kg, MLG de 38,76 ± 10,40 kg e ACT de 28,47 ± 7,87 kg.

Conclusões: A análise do perfil da composição corporal de adolescentes participantes dos projetos esportivos sociais em Florestal-MG, com base nos dados de 2022, nos possibilitou verificar que para a maioria das variáveis, a amostra apresentou valores compatíveis com seus respectivos sexos e idades. Somente os valores relacionados a gordura corporal (MG e %GC) apresentaram-se elevados, sendo um fator relevante para iniciativas de promoção de atividades físicas sistematizadas e de lazer, além de maior atenção para uma alimentação mais saudável em ações conjuntas com as famílias e a sociedade afim de se evitar o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas na fase adulta.
Palavras-chave Bioimpedância, Obesidade, Saúde
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.