"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17789

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alaíde Vimieiro Toledo Barbosa Silva
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Título Um estudo sobre a abordagem cts e sua materialização na bncc do novo ensino médio: compreensões acerca de ciência, tecnologia e sociedade.
Resumo Pensando sobre o cenário educacional brasileiro, marcado pela recente homologação da BNCC e a implantação do Novo Ensino Médio, sem adotar uma postura determinista frente a essas mudanças, objetivando uma relação dialética com o objeto de estudo, estamos desenvolvendo este trabalho de mestrado. O objetivo geral é investigar trabalhos que materializam a relação entre os princípios e proposições de educação CTS no referido documento, mapeando estudos que discutem a relação entre esses, sistematizando resultados e apontamentos sobre seus modos de materialização, discutindo pontos apresentados pelos pesquisadores. Como referencial teórico-metodológico, partimos da compreensão de Strider Freire, Santos e Mortimer, Nascimento e Teixeira, entre outros, como referências da educação CTS; e dos estudos Flôr e Trópia, Prado e Sutil, Godoi, Melo e Borges, entre outros em suas análises acerca da BNCC e as proposições CTS buscando uma análise mais aprofundada do tema, visando identificar os propósitos e finalidades educacionais de educação CTS se materializam na área de Ciências da Natureza e suas tecnologias a partir da homologação da BNCC do Novo Ensino Médio, visto que as orientações do documento fundamentam discussões sobre aspectos relacionados ao ensino de ciências, tanto no que diz respeito às temáticas abordadas quanto às práticas pedagógicas e, ainda, à formação docente. Dadas as condições temporais e contextuais da pesquisa, em meio à pandemia, em ensino remoto, em meio às atividades laborais, a pesquisa se dá através de uma revisão de literatura. O trabalho está dividido em duas etapas: estudos sobre as finalidades/pressupostos educacionais da BNCC/Ensino Médio da área de Ciências da Natureza e os estudos sobre as relações CTS, nas quais se propôs um estado da arte, no qual estabeleceu-se o período de 2017 a 2023, que está subsidiando a pesquisa, a partir de uma análise de conteúdo, baseada em Bardin, organizada da seguinte forma: pré análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação, culminando com o relatório final da pesquisa. Para a realização do trabalho buscou-se a elaboração de quadros, com o intuito de organizar as informações coletadas em artigos científicos encontrados nas plataformas de busca, que serão utilizadas na inferência e análise de dados culminando na redação final. Acreditamos que o trabalho não encerra-se em si ,mesmo, numa mera compilação de dados e que sua relevância acadêmica está em subsidiar trabalhos de outros pesquisadores em relação às informações e debates já existentes, contribuindo para a ampliação de discussões e fomentando o pensar e a criação de estratégias e ações que favoreçam o significar da ação educativa e de aspectos relevantes em educação CTS, num processo de transformação e (re)construção permanente.
Palavras-chave CTS, BNCC de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Novo Ensino Médio
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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