"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17771

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agronomia
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Paula Arlinda Martins Romano
Orientador PABLO MURTA BAIAO ALBINO
Outros membros Fernanda Schulthais, Patrícia Cardoso Matias, Sabrina Mendes Domingues
Título “Implementação de método ágil em startup do agronegócio: uma adaptação da curva de valor”.
Resumo O ramo empresarial está inserido em um cenário globalizado, onde a inovação é um diferencial para a sobrevivência das corporações, possibilitando a entrega de produtos e, de serviços com maior valor agregado, permitindo maior destaque frente ao mercado. Os mercados já existentes são representados por “oceanos vermelhos”, caracterizados por intensa competição entre empresas que disputam o mesmo segmento de clientes. Por outro lado, os “oceanos azuis” representam mercados ainda não explorados, com alto potencial de crescimento e pouca ou nenhuma concorrência. Para alcançar o oceano azul, é necessário utilizar um método ágil, conhecido como curva de valor, que consiste numa representação gráfica do valor que uma empresa oferece aos seus clientes em relação aos seus concorrentes. A empresa passa a oferecer produtos ou serviços inovadores e com valor agregado, atraindo clientes que não estão satisfeitos com as opções disponíveis no mercado atual. A curva de valor já é implementada por grandes corporações, entretanto, ainda são escassos os estudos que utilizam essa ferramenta em startups. O presente trabalho teve como objetivo criar uma curva de valor para uma startup ligada ao agronegócio. Para isso, realizou-se uma análise do cenário interno e externo da empresa e de seus concorrentes. Selecionou-se dois concorrentes para serem comparados com a startup, criou-se uma lista dos atributos que os clientes julgam importantes para comprar um produto/serviço e realizou-se a distribuição de pontos para cada atributo. A partir das pontuações definidas, foi criada a curva de valor que representa a situação atual da startup. Para redesenhar a curva de valor e possibilitar que a startup identifique e seja capaz de construir seu futuro, foi utilizado o modelo das quatro ações, que possibilita a criação da matriz “eliminar- reduzir-elevar-criar”. Para que no futuro essa curva seja efetivada, foi desenvolvido um plano de ação a partir da ferramenta 5W2H. Os resultados obtidos mostraram a possibilidade de obter um posicionamento diferenciado da startup frente aos seus concorrentes através da implementação da curva de valor. Com a aplicação da matriz “eliminar-reduzir-elevar-criar”, a startup pode ter condições de inovar no mercado em que atua, possibilitando seu afastamento do oceano vermelho e construindo o caminho para o oceano azul, podendo-se diferenciar em um ambiente competitivo. Entretanto, para alcançar o oceano azul a startup precisa superar desafios como a ampliação de sua equipe e o cumprimento de todas as atividades presentes no plano de ação.
Palavras-chave Curva de valor, Oceano azul, Método ágil.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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