Resumo |
Este projeto de pesquisa, em desenvolvimento pelo Departamento de Educação em parceria com o Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa, tem como propósito analisar a oferta do ensino de arte no ensino médio das escolas públicas de Viçosa, Minas Gerais. O estudo é de caráter qualitativo, documental descritivo e busca estabelecer uma analogia entre o processo educacional retratado na música "Another Brick in The Wall" da banda britânica Pink Floyd e o contexto do ensino médio público em Viçosa, com ênfase na presença da Educação em Artes e seu impacto na formação de cidadãos críticos. Para tanto, tem-se coletado documentos, pesquisas e relatórios sobre a Educação em Artes com o objetivo de apresentar o perfil do ensino de arte em Viçosa, com foco na descrição do contexto do Ensino Médio em Viçosa, incluindo a configuração das escolas, bem como identificar a presença e particularidades do ensino de arte no município. Para enfim estabelecer analogia aos elementos criticados na música “Another Brick in The Wall", tais como metáforas relativas à alienação ou a restrição à liberdade de expressão. A análise considera a estrutura vigente do Ensino Médio no Brasil, particularmente em Viçosa, relacionando a mesma às condições as quais são questionadas no presente trabalho em relação à liberdade de expressão e o pensamento crítico do estudante em formação no referido sistema. A análise do contexto será realizada pelo viés marcusiano que apresenta a arte como um despertar para a consciência, incentivando a reflexão sobre as estruturas sociais, normas estabelecidas e padrões de pensamento convencionais. Na perspectiva de que a escola deve, neste contexto, ser um espaço de resistência, onde os alunos têm a oportunidade de questionar normas, desenvolver habilidades críticas e buscar uma educação inclusiva e emancipatória espera-se que a pesquisa forneça subsídios para refletir sobre a importância do ensino de arte e sua contribuição para a formação integral dos estudantes, destacando a necessidade da oferta da disciplina nas escolas. Portanto, é essencial reconhecer na pesquisa, tanto os aspectos de alienação e disciplina presentes na sociedade, como também os potenciais de emancipação e transformação que a arte e a escola podem proporcionar. Ambas as esferas têm um papel crucial na formação dos indivíduos e na construção de uma sociedade mais justa e plural, desde que sejam abordadas de maneira crítica e consciente. |