"Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável"

24 a 26 de outubro de 2023

Trabalho 17742

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes
Setor Departamento de Educação
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Janaína Torres Lopes
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Outros membros CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Título Tijolos da Educação: Analisando o Ensino de Arte no Ensino Médio Público em Viçosa, Minas Gerais
Resumo Este projeto de pesquisa, em desenvolvimento pelo Departamento de Educação em parceria com o Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa, tem como propósito analisar a oferta do ensino de arte no ensino médio das escolas públicas de Viçosa, Minas Gerais. O estudo é de caráter qualitativo, documental descritivo e busca estabelecer uma analogia entre o processo educacional retratado na música "Another Brick in The Wall" da banda britânica Pink Floyd e o contexto do ensino médio público em Viçosa, com ênfase na presença da Educação em Artes e seu impacto na formação de cidadãos críticos. Para tanto, tem-se coletado documentos, pesquisas e relatórios sobre a Educação em Artes com o objetivo de apresentar o perfil do ensino de arte em Viçosa, com foco na descrição do contexto do Ensino Médio em Viçosa, incluindo a configuração das escolas, bem como identificar a presença e particularidades do ensino de arte no município. Para enfim estabelecer analogia aos elementos criticados na música “Another Brick in The Wall", tais como metáforas relativas à alienação ou a restrição à liberdade de expressão. A análise considera a estrutura vigente do Ensino Médio no Brasil, particularmente em Viçosa, relacionando a mesma às condições as quais são questionadas no presente trabalho em relação à liberdade de expressão e o pensamento crítico do estudante em formação no referido sistema. A análise do contexto será realizada pelo viés marcusiano que apresenta a arte como um despertar para a consciência, incentivando a reflexão sobre as estruturas sociais, normas estabelecidas e padrões de pensamento convencionais. Na perspectiva de que a escola deve, neste contexto, ser um espaço de resistência, onde os alunos têm a oportunidade de questionar normas, desenvolver habilidades críticas e buscar uma educação inclusiva e emancipatória espera-se que a pesquisa forneça subsídios para refletir sobre a importância do ensino de arte e sua contribuição para a formação integral dos estudantes, destacando a necessidade da oferta da disciplina nas escolas. Portanto, é essencial reconhecer na pesquisa, tanto os aspectos de alienação e disciplina presentes na sociedade, como também os potenciais de emancipação e transformação que a arte e a escola podem proporcionar. Ambas as esferas têm um papel crucial na formação dos indivíduos e na construção de uma sociedade mais justa e plural, desde que sejam abordadas de maneira crítica e consciente.
Palavras-chave ENSINO DE ARTE, ENSINO MÉDIO, LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.