Resumo |
Apresentam-se aqui as considerações preliminares da pesquisa de mestrado intitulada “Soluções Luminotécnicas para o Espaço Cênico: Software como ferramenta de criação e operacionalização da Luz” em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa. Este estudo tem o objetivo de avaliar e contrapor a viabilidade e o desempenho do software Wysiwyg, de programação e pré-visualização da empresa canadense Cast Software, tendo como parâmetro a ideia de inovação tecnológica para soluções luminotécnicas do Espaço Cênico. Sendo assim, o campo de pesquisa é o funcionamento, utilização e manipulação do Wysiwyg e o objeto de estudo é toda a gama de soluções luminotécnicas para o espaço cênico proporcionadas pelo software. Trata-se de uma pesquisa de natureza Qualitativa Descritiva e Exploratória, organizada como um Estudo de Caso intitulado como Único Caso Incorporado. Para análise estabelecemos dez parâmetros: Capacidade de automação; diversidade nos recursos e ferramentas de controle; precisão na criação de plotagens; rastreamento automático de dados técnicos; custo e viabilidade; desempenho; navegação simplificada; efetividade na composição e administração da linguagem da iluminação; e aplicação em projetos arquitetônicos. Durante o estudo problematizou-se as possibilidades de adoção de ferramentas proporcionadas pelo Wysiwyg, assim como suas implicações na criação e operacionalização da luz, descobrindo que o mesmo não possibilita a operação de luz, mas se conecta a outras ferramentas que realizam essa função. Em contrapartida, oferece recursos para auxiliar na criação e visualização dos projetos luminotécnicos, possibilitando simulações realísticas que colaboram no processo criativo impedindo em alguns casos, equívocos e atrasos no desenvolvimento de projetos de Iluminação. A pesquisa tem possibilitado a reflexão sobre a construção do olhar e da visualidade cênica na atualidade, viabilizando e democratizando o acesso à inovação em soluções luminotécnicas para o espaço cênico a partir da utilização do software como ferramenta de criação da luz. |