“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14492

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor ES86643
Orientador ADELCIO DE SOUSA CRUZ
Título Espelho dúplice: a (des)construção da identidade de Bento Santiago
Resumo Pecadoras, ardilosas e submissivas. Dos primórdios da humanidade e, sobretudo, sob o influxo de literaturas religiosas, as mulheres foram associadas ao pecado que resultou na “queda do homem” e condenadas à subordinação diante da figura masculina - leitura advinda, especialmente, de narrativas ocidentais. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar o esfacelamento da identidade de Bento Santiago, personagem narrador de “Dom Casmurro” (1899) em oposição à Capitolina/Capitu. Analisou-se, ainda, sob quais aspectos sociais a personagem é construída através da ótica única de Bento Santiago e como o narrador, embora focalize Capitu, apresenta notáveis desvios em relação à representação de personagens do gênero masculino construídos no Brasil oitocentista, que ao longo da narrativa, vai apresentando um progressivo apagamento de si mesmo. Diante dos entraves históricos e sociais, as mulheres tornaram-se musas para os literatos, sendo retratadas conforme o modelo clássico e idealizado de mulher. Fala-se das e pelas mulheres, movendo-as para a periferia da obra, naturalizando o seu silenciamento. A construção da personagem feminina, realizada a partir da ótica masculina, confere-lhe um falso vozeamento, uma vez que sua representação orbita em torno do universo centralizador masculino. Partindo-se destes pontos, tinha-se como objetivo central observar as particularidades do narrador-protagonista que expõe todos os fatos, apresentando um ponto de vista subjetivo, fazendo-se necessário examinar como esse exercício ocorre, uma vez que concebemos as digressões em tom memorialístico em que a história é narrada através do olhar central e ambíguo de um único personagem. Metodologicamente, desenvolveu-se uma análise teórico-crítica da obra machadiana, valendo-se de leituras teóricas de textos que abordam tanto o estudo do autor, quanto a sua relação com o estereótipo de gênero. A análise focalizou-se na construção das personagens, efetivando uma análise comparativa entre eles por meio das temáticas da imprecisão narrativa, do discurso religioso, da subversão e da afirmação do poder masculino, utilizando como aparato teórico Caldwell (1960), Siqueira (1997), Bosi (1999) e Adorno (2008). Além destes, foram utilizadas teorias complementares acerca do viés social com Couto (2016), Miskolci (2011) e Schwarz (1997). Portanto, concluiu-se por meio deste trabalho que Bento carrega uma espécie de espelho duplo durante toda a narrativa, de modo a alterná-lo de lugar constantemente no desenvolvimento da obra, revelando mais sobre o seu próprio reflexo do que a imagem de Capitu que tenta projetar, dessa forma, a sua identidade toma forma pela oposição, evidenciando as suas transgressões em relação aos papéis sociais heteronormativos.
Palavras-chave Esteriótipos sociais, Dom Casmurro, Machado de Assis.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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