“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14486

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lucilene Rosa Caetano
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Antoniella Matos Cordeiro, Laísa Medina da Silva, Monalisa Lopes Teixeira
Título Envolvimento e interação com os bebês em tempo de pandemia
Resumo Diante do atual cenário de isolamento social, o presente trabalho visa compartilhar as estratégias de envolvimento e interação com os bebês do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI, localizado no campus da Universidade Federal de Viçosa, em tempos de pandemia, que atende dezesseis crianças no berçário na faixa etária de três meses a um ano de idade, as quais foram contempladas pelo sorteio público de vagas. Essas estratégias fazem parte de uma proposta de apoio às famílias e bebês atendidos nessa instituição. Tal proposta tem por objetivo o apoio em demandas emergentes do contexto de isolamento social; manter uma rede de interação, comunicação e relação entre as crianças, famílias e equipe do LDI socializando e partilhando com as mesmas os conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil. Para colocar em prática essa proposta, docentes, mães, pais e coordenação trabalham unidos para estreitar os vínculos e construir uma rede colaborativa visando o desenvolvimento integral das crianças. Percebendo as necessidades e valorizando os saberes construídos no território de cada residência, passamos a disponibilizar para as famílias, atividades e experiências significativas para o desenvolvimento em todos os seus aspectos, físico-motor, cognitivo, afetivo, social e moral. Foi criada uma sala virtual na Plataforma Institucional no Google Classroom para compartilhar materiais semanais como: textos que podem auxiliar as famílias em relação ao desenvolvimento das crianças, sugestões de brincadeiras, músicas, histórias e atividades que contemplem as múltiplas linguagens. Alguns materiais estão sendo disponibilizadas por meio de áudios gravados pelas professoras, com o intuito de que a voz e a escuta sejam uma forma de interação com os bebês. Vale ressaltar que a utilização desse áudio foi estabelecida pensando na saúde das crianças, na orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (2019) em relação ao uso de telas e tecnologias para os bebês. Acontecem também realizações de Lives através do Projeto Diálogos: Instituição de Educação Infantil e Famílias que são organizadas a partir das necessidades apresentadas pelas famílias, além das edições do Jornal Falando de Criança, que é uma criação dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano da UFV , participação em grupos de WhatsApp das famílias e o envio mensalmente de Kits de materiais brincantes. Pensar e definir as estratégias têm sido um desafio, mas o resultado é muito gratificante. Podemos dizer que nossos objetivos estão sendo alcançados, pois estamos tendo retornos positivos das famílias. Todas as ações são voltadas para o desenvolvimento e bem-estar de nossas crianças, pois, entendemos que a Educação Infantil é uma ação integrada entre a família e a instituição escolar e que esta parceria deve ser reafirmada mesmo em tempos de distanciamento social.
Palavras-chave Educação Infantil, envolvimento, interação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.