Resumo |
Diante do atual cenário de isolamento social, o presente trabalho visa compartilhar as estratégias de envolvimento e interação com os bebês do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI, localizado no campus da Universidade Federal de Viçosa, em tempos de pandemia, que atende dezesseis crianças no berçário na faixa etária de três meses a um ano de idade, as quais foram contempladas pelo sorteio público de vagas. Essas estratégias fazem parte de uma proposta de apoio às famílias e bebês atendidos nessa instituição. Tal proposta tem por objetivo o apoio em demandas emergentes do contexto de isolamento social; manter uma rede de interação, comunicação e relação entre as crianças, famílias e equipe do LDI socializando e partilhando com as mesmas os conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil. Para colocar em prática essa proposta, docentes, mães, pais e coordenação trabalham unidos para estreitar os vínculos e construir uma rede colaborativa visando o desenvolvimento integral das crianças. Percebendo as necessidades e valorizando os saberes construídos no território de cada residência, passamos a disponibilizar para as famílias, atividades e experiências significativas para o desenvolvimento em todos os seus aspectos, físico-motor, cognitivo, afetivo, social e moral. Foi criada uma sala virtual na Plataforma Institucional no Google Classroom para compartilhar materiais semanais como: textos que podem auxiliar as famílias em relação ao desenvolvimento das crianças, sugestões de brincadeiras, músicas, histórias e atividades que contemplem as múltiplas linguagens. Alguns materiais estão sendo disponibilizadas por meio de áudios gravados pelas professoras, com o intuito de que a voz e a escuta sejam uma forma de interação com os bebês. Vale ressaltar que a utilização desse áudio foi estabelecida pensando na saúde das crianças, na orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (2019) em relação ao uso de telas e tecnologias para os bebês. Acontecem também realizações de Lives através do Projeto Diálogos: Instituição de Educação Infantil e Famílias que são organizadas a partir das necessidades apresentadas pelas famílias, além das edições do Jornal Falando de Criança, que é uma criação dos Laboratórios de Desenvolvimento Infantil e Humano da UFV , participação em grupos de WhatsApp das famílias e o envio mensalmente de Kits de materiais brincantes. Pensar e definir as estratégias têm sido um desafio, mas o resultado é muito gratificante. Podemos dizer que nossos objetivos estão sendo alcançados, pois estamos tendo retornos positivos das famílias. Todas as ações são voltadas para o desenvolvimento e bem-estar de nossas crianças, pois, entendemos que a Educação Infantil é uma ação integrada entre a família e a instituição escolar e que esta parceria deve ser reafirmada mesmo em tempos de distanciamento social. |