“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14482

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título O Programa de Monitoria no Ensino Superior em uma perspectiva documental: transformações, semelhanças e diferenças
Resumo Este resumo apresenta uma perspectiva documental do Programa de Monitoria, um recorte da dissertação intitulada “A monitoria nas licenciaturas: analisando processos de aprendizagem profissional da docência”, defendida em julho de 2020. O objetivo da dissertação foi analisar a monitoria como atividade de aprendizagem da docência e de construção de saberes profissionais e suas implicações na formação inicial de professores. No presente trabalho buscamos compreender os documentos legais que dispõem sobre a atividade de monitoria, indicar suas transformações, semelhanças e diferenças, bem como apontar se, no passado e presente, levam/levavam em consideração o exercício desta atividade como uma possibilidade de aprender a ser professor. A construção deste trabalho envolvendo uma perspectiva documental se iniciou no ano de 2018 e, gradativamente, foi aprimorado e compartilhado com a comunidade científica no contexto de disciplinas e eventos, até culminar nos resultados que apresentamos na dissertação. Para a produção dos dados, realizamos uma pesquisa do tipo documental, localizamos e analisamos leis e resoluções nacionais e UFevianas, organizando-as inicialmente em uma linha do tempo no esforço de visualizar sua evolução e, em seguida, comparando os Regimentos da atividade de monitoria ao longo da história da UFV, desde 1971. Também nos pautamos em autores que já haviam pesquisado a história desta atividade. Como resultados dessa pesquisa, percebemos que o Programa de Monitoria origina-se no método monitoral, utilizado nas chamadas Escolas das Primeiras Letras, depois amplia-se até chegar no Ensino Superior, em que, atualmente, o estudante auxilia o professor. No que diz respeito aos Regulamentos do Programa na UFV, percebemos: a substituição de determinadas terminologias – treinamento por capacitação; aluno por estudante, podendo significar esforço pela valorização de uma postura mais ativa e crítica dos sujeitos envolvidos na Monitoria; e que os direitos dos monitores foram sendo ampliados e os requisitos para concorrer à vaga de monitoria foram sendo delimitados. Percebemos, ainda, que os objetivos da atividade de Monitoria tem apresentado intuitos como a diminuição da evasão e reprovação, auxílio na relação entre estudantes e entre professor e estudante e o “despertar” para a docência. Concluímos que houve algumas transformações na história da monitoria e que no ensino superior ela tem sido, regimentalmente, uma atividade que possibilita a aprendizagem da docência. Realizar esta pesquisa foi importante para considerarmos a perspectiva documental de nosso objeto de estudo e, em seguida, ir a campo produzir os dados que poderiam confirmar o exercício da função de monitor como possibilidade para aprendizagem da docência. Julgamos relevante a socialização desta parte dos achados de nossa pesquisa, por meio deste resumo, pois consideramos que assim podemos colaborar com o nosso campo de estudos, a formação docente, e com o caminhar da ciência.
Palavras-chave Programa de monitoria, aprendizagem da docência, formação docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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