“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14481

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Jessica Batista dos Santos
Orientador DEISE MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros Ana Caroline Moreira, Catherine Marques Barros, Hugo Barcelos de Matos, Laylla Meireles de Souza, Rodolfo Gonçalves de Melo, Sarah dos Santos Climaco
Título Atividade de Recreação com Filhos de Mães Universitárias: Relato de Experiência
Resumo INTRODUÇÃO: a maternidade é cercada de desafios para as mulheres, em especial para aquelas que precisam administrá-la com outras atividades que transcendem o ambiente doméstico, tornando-se ainda mais desafiadora quando se dá no ambiente universitário, dotado de um universo de possibilidades muitas vezes não aproveitado pelas estudantes que são mães. Pensando neste desafio a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASAC) se propôs a oferecer uma atividade de recreação para os filhos de mães universitárias participantes de um evento acadêmico na Universidade Federal de Viçosa.
OBJETIVOS: relatar a experiência de uma atividade recreativa desenvolvida pela LASAC destinada aos filhos de mães universitárias participantes de um evento acadêmico realizado na Universidade Federal de Viçosa.
DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: a atividade foi realizada no dia 14 de setembro de 2019, com a participação de 4 (quatro) crianças, com idades entre 6 meses e 5 anos, no campus Viçosa, da UFV. O primeiro momento foi uma atividade com uma nutricionista, no qual foi abordada a importância da alimentação saudável, onde foram entregues frutas diversas, incentivado-as a tocar, sentir o aroma, textura, sabor e a verbalizar as sensações. O segundo momento foi a confecção de massa de modelar, a fim de estimular o trabalho manual e concentração das crianças. E por fim, num terceiro momento, as crianças participaram de uma amarelinha educativa, referente à higiene corporal.
RESULTADOS OBTIDOS: A princípio as crianças estavam muito retraídas, esboçando o desejo de ficarem junto a suas mães. Ao começaram a interagir esse sentimento foi se desfazendo e começou-se a construção de um vinculo de confiança entre elas e os monitores (membros da LASAC). Foram observadas duas grandes dificuldades pela equipe organizadora no decorrer da atividade: a primeira se deu em razão da disparidade relacionada às idades das crianças, sendo desafiador desenvolver atividades que atraíssem todas. A segunda relacionou-se ao espaço físico, pois o ambiente era composto por cadeiras fixas, o que dificultou a livre movimentação das crianças. Através da dinâmica com as frutas foi possível perceber que a junção da educação nutricional com a manipulação dos alimentos, contribuiu para despertar o interesse das crianças, assim como identificar os conhecimentos das mesmas sobre o assunto, tal como a amarelinha sobre higiene corporal, que trouxe conceitos novos para eles sobre as consequências dos maus hábitos de higiene. A oficina de fabricação, bem como o livre manuseio da massa de modelar proporcionou a estimulação tátil e da criatividade das mesmas.
CONCLUSÃO: Esta experiência apresentou uma possibilidade de intervenção voltada para os filhos de mães universitárias. A utilização de recursos lúdicos, através de atividades de simples execução, se mostrou uma potente forma de aprendizagem, atuando como facilitadora no processo de interação e promoção de vínculo entre as crianças e a equipe executora da atividade.
Palavras-chave Saúde da Criança, Educação em Saúde, Recreação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.